vestibular agendado

Vestibular agendado: Como funciona? Quais faculdades oferecem?

Muitas pessoas pensam que algumas universidades, por serem particulares e pagas, não possuem a necessidade de um vestibular. O vestibular é relacionado às grandes e renomadas universidades, geralmente federais e estaduais. Mas as particulares também possuem esse método, para poder filtrar quem entra e em qual nível de conhecimento o futuro aluno está.

A maioria possui seu vestibular tradicional, com data e hora que a própria instituição escolhe. Mas muitas delas, oferecem a opção do vestibular agendado. Uma forma de você decidir qual o melhor dia e horário para fazer a prova. Mas, como funciona o vestibular agendado? É a dúvida que muita gente tem. Algumas têm medo de que o agendado não seja tão sério quanto o tradicional. Mas a opção é tão válida quanto a normal. Se você quer saber como funciona o vestibular agendado e não sabe como, vamos ter ajudar a descobrir!

Como funciona o vestibular agendado?

Na verdade, é bem simples mesmo! A primeira coisa a se fazer é descobrir se a universidade escolhida por você oferece a opção do vestibular agendado. Geralmente no próprio site a opção aparece bem chamativa. No caso de você não achar, entre em contato com a faculdade por e-mail ou telefone.

Descoberto isso, confira se o vestibular é feito de forma presencial ou online. Sim, tem algumas universidades que oferecem a opção de você fazer o vestibular na sua própria casa. Até porque esses vestibulares não são tão intensos quanto o de universidades federais e estaduais. Serve para testar seus conhecimentos e saber se a sua admissão para o curso é viável ou não.

Na hora de agendar a sua prova, analise bem as datas e horários que a faculdade disponibiliza. Pense no tempo que você precisa para se deslocar até o local (nos casos dos presenciais), lembre se você não tem outros compromissos e se não é uma data muito perto de outro vestibular. É bom dar um tempinho para que você “respire” antes de outra prova. Faça um cronograma em uma agenda ou até planilha de datas em que você está marcando os vestibulares. Isso é ótimo para você se organizar e não ter erro na hora de agendar.

Após agendar, é só se preparar para a prova e chegar no horário e data marcada!

vestibular agendado

Qual a diferença de como funciona o vestibular agendado dos tradicionais?

A maior diferença é realmente na data. No vestibular tradicional você irá fazer uma prova com várias pessoas, no mesmo horário. Já no agendado, será um dia e hora escolhidos por você. O conteúdo costuma ser o mesmo das duas provas (podendo ser questões múltipla escolha, dissertativas e redação), caindo os mesmos conteúdos. Mas provavelmente no vestibular agendado a prova será em uma única etapa. O que facilita e não deixa o vestibular muito cansativo.

Outra diferença está no ambiente da prova. No vestibular agendado você terá mais silêncio e tranquilidade. Sem a pressão de várias pessoas na mesma sala, se mexendo, espirrando, comendo, saindo e entrando. Sem motivos para que você se desconcentre do seu objetivo: que é dar toda a sua atenção para aquela prova. Mas no caso de você preferir fazer com mais gente, para comentar depois, é válido também! Há muitas pessoas que se dão melhor e se sentem mais seguras em provas tradicionais com mais gente. O que manda é o que é melhor para que você tenha o maior desempenho possível.

Quais universidades disponibilizam o vestibular agendado?

Em geral, como funciona o vestibular agendado é de cada universidade. O que citamos são os exemplos mais comuns e recorrentes. Cada universidade disponibiliza suas próprias datas e horários, e escolhe entre ser online ou presencial. A ideia do vestibular agendado está começando a crescer e vários universidades já estão aderindo, pela facilidade que proporciona aos candidatos. São algumas das universidades no Brasil que possuem a prova agendada:

  • Centro Universitário Newton Paiva
  • Faculdade Pitágoras
  • Faculdade Presidente Antônio Carlos (Unipac)
  • Universidade Norte do Paraná (Unopar)
  • Universidade Estácio de Sá
  • Faculdade São Salvador
  • Faculdade Dom Bosco
  • Grupo Educacional Uninter
  • Universidade Vale do Rio Doce (Univale)

Eaí, o que você achou sobre o vestibular agendado? Entendeu como ele funciona? Você que já se fez a prova desta forma, o que achou? Conta pra gente!

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *