Melhores faculdades de odontologia do Brasil

A profissão de odontólogo ou dentista (como é popularmente conhecida no Brasil) é uma das profissões que mais vem crescendo todos os anos. O profissional de Odontologia trabalha com o estudo e tratamento dos dentes, da boca e de todos os ossos da face. Assim quem faz odontologia tem que zelar pela saúde e higiene da boca e com sua estética. Estudar odontologia requer muita dedicação e para isso é necessário que o estudante tenha uma boa formação. No Brasil existem milhares de dentistas, por isso os que possuem melhor formação têm mais destaque no mercado de trabalho. Com tantas faculdades espalhadas pelo país, fica difícil saber quais são as melhores, e para te ajudar nós separamos nesse artigo as melhores faculdades de odontologia do Brasil.

Top 10 com as melhores faculdades de odontologia do Brasil

  1. Universidade Estadual de Campinas – Unicamp: Pública;
  2. Universidade de São Paulo – USP: Pública;
  3. Universidade de Brasília – UNB: Pública;
  4. Universidade do Oeste Paulista- Unoeste: Privada;
  5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP: Pública;
  6. Universidade Federal Rio Grande do Sul – UFRGS: Pública;
  7. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ: Pública;
  8. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG: Pública;
  9. Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic – SLMANDIC: Privada;
  10. Pontifícia Universidade Católica – PUC: Privada.

Além das faculdades citadas acima existem outras faculdades que são muito renomadas para o curso de odontologia no Brasil. Se você deseja cursar odontologia você deve pesquisar também quais são as piores faculdades de odontologia do país, assim você terá uma base melhor na hora de escolher sua faculdade.

A seguir nós separamos para você uma dica com as piores faculdades de odontologia do Brasil segundo o MEC – Ministério da Educação.

Top 10 piores faculdades de odontologia do Brasil segundo o MEC

  1. Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica: Privada;
  2. Universidade Paranaense – UniPar: Privada;
  3. Universidade Anhanguera de São Paulo – UNIAN-SP: Privada;
  4. Universidade Vale do Rio Doce – Univale: Privada;
  5. Universidade Federal Fluminense – UFF: Pública;
  6. Centro Universitário de Gupuri – UnirG: Pública;
  7. Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA: Privada;
  8. Centro Universitário do Norte Paulista: Unorp: Privada;
  9. Centro Universitário da Faculdade de Saúde, ciências humanas e tecnológicas do Piauí – UNINOVAFAPI: Privada;
  10. Faculdades integradas dos Campos Gerais – CESCAGE: Privada;

Agora que você já conhece as 10 melhores e as 10 piores faculdades de odontologia do Brasil ficou mais fácil para escolher em qual se graduar. Contudo, além de seu desejo, existem outras coisas que você deve olhar ao escolher uma faculdade de odontologia, principalmente se você quer uma faculdade pública ou privada.

Se você ainda tem dúvida sobre qual instituição de ensino escolher, continue lendo esse artigo que nós preparamos algumas dicas para você tirar todas as suas dúvidas sobre as faculdades públicas e privadas de odontologia do país.

melhores faculdades de odontologia do Brasil

As melhores faculdades de Odontologia do Brasil são as públicas?

Uma das duvidas muito freqüentes dos vestibulandos é se as faculdades públicas, principalmente as federais, são as melhores faculdades para cursar odontologia. É claro que estudar em uma faculdade federal é bom para quem deseja ter um bom currículo escolar após se formar, contudo, existem algumas faculdades federais que são piores do que faculdades privadas, por isso não tem como falar que todas as públicas são melhores ou que todas as privadas são piores. Por que depende muito de cada instituição em particular para fazer essa análise.

Por que fazer odontologia em uma Faculdade pública?

A qualidade das faculdades públicas no Brasil é muito boa, por isso grande parte dos jovens sonham em ingressar em uma dessas faculdades, principalmente por não precisar pagar nenhum tipo de mensalidade e em algumas instituições o aluno que consegue comprovar ser carente tem direito a um auxilio para ajudá-lo nos estudos. Contudo, ingressar em uma faculdade pública é muito difícil devido ao grande número de alunos que tentam uma vaga todos os anos.

Porque fazer odontologia em uma faculdade privada?

Devido à grande concorrência das faculdades federais, muitos alunos optam por cursar odontologia em uma faculdade privada, muitas vezes com a ajuda do governo, por financiamento, ou pagando mensalidade. Para quem deseja ingressar rápido em uma faculdade e não quer ficar muito tempo fazendo cursinhos ou estudando para o Enem, cursar uma boa faculdade de odontologia particular é uma ótima solução.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as melhores e piores faculdades de odontologia do Brasil, comece a estudar e garanta já a sua vaga para o próximo ano!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.