Melhores faculdades de Direito de São Paulo: Conheça o Top 10 do ranking

Quer saber se sua faculdade está na lista de melhores faculdades de Direito de São Paulo? Veja a seguir a lista completa.

Se você deseja seguir uma carreira na área de direito como sendo advogado, promotor, juiz, assessor ou outro cargo da área jurídica, saiba que fazer um bom curso e de qualidade será primordial para você se formar um bom profissional na área. São Paulo tem mais de 150 instituições que possuem graduação em Direito. Por isso é importante que você saiba as melhores dentre tantas. Veja a seguir!

Conheça as melhores faculdades de Direito de São Paulo

O Brasil é o país que mais possui faculdades de direito no mundo, de acordo com sua quantidade de habitantes, por esse motivo podemos imaginar como essa profissão é concorrida e que para se destacar no mercado você deve primeiro ter tido uma boa base. Só em São Paulo são mais de 150 faculdades que ministram o curso de direito e saber quais dentre essas são as melhores é imprescindível.

O mercado de advogados e de bacharéis em direito em São Paulo é um mercado abarrotado, cheio de novos concorrentes se formando e para você ganhar certo destaque deverá dar o primeiro passo que é escolher uma faculdade de boa qualidade, que irá te incentivar, que tem boa estrutura física, uma boa biblioteca, professores capacitados e experientes, pessoas com bom relacionamento na área para que você já possa fazer contato desde a faculdade e manter após ela. Sabemos que no Direito uma das melhores formas de crescer na carreira e fazendo é ter contatos e pessoas que possam te indicar.

Através das seleções e avaliações do MEC conseguimos saber o ranking das dez melhores faculdades de Direito de São Paulo, as avaliações se baseiam em qualidade de ensino e avaliação de mercado.

 As 10 melhores faculdades de direito de São Paulo

  1. Universidade de São Paulo (USP) – Pública
  2. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) – Privada
  3. Escola de Direito de São Paulo (FGV DIREITO SP) – Privada
  4. Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) – Privada
  5. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Pública
  6. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) – Privada
  7. Universidade Paulista (UNIP) – Privada
  8. Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – Privada
  9. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC) – Privada
  10. Universidade São Francisco (USF) – Privada

Pode-se observar um fato um pouco incomum na avaliação dos melhores cursos de Direito, as faculdades privadas aparecem muito mais do que as públicas, ao contrário dos outros cursos como medicina, engenharia, administração e etc., onde as faculdades públicas estão sempre entre as 10 melhores do país.

Atualmente as faculdades de Direito, devido ao grande número de instituições espalhadas pelo Brasil, para driblarem a concorrência e se destacarem têm investido grandemente em sua estrutura física e infraestrutura, com grandes bibliotecas com os melhores livros de Direito, com laboratórios de pesquisa e professores graduados e com experiência, para oferecer o melhor aos alunos.

Um bom curso de Direito em uma faculdade respeitada em nível nacional faz toda a diferença no seu currículo físico e também no seu currículo intelectual, porque você estará bem preparado para adentrar ao mercado competitivo, mas mesmo assim se destacar para percorrer uma carreira jurídica de sucesso.

Se você é um aluno que está prestes a prestar vestibular, a hora de escolher uma boa faculdade é agora.

Se você é um aluno que já está cursando direito, não achou o nome da sua faculdade nessa lista não se preocupe, o MEC disponibiliza um campo específico no site deles para que você faça a busca e saiba a nota que sua faculdade recebeu, é fácil e simples.

Melhores faculdades de Direito de São Paulo

Como ver a nota da minha faculdade no MEC?

Acesse o site do MEC: http://emec.mec.gov.br/ – No menu escolha a aba “Consulta Avançada”, logo depois você vai ver o campo “buscar por” preencha com a opção “Curso de graduação”, logo depois aparecerá a opção “curso” e você escolhe “Direito”, selecione o estado de SP (ou outro que quiser) e a cidade onde se encontra sua faculdade, se houver necessidade selecione também o “município”. Aparecerá a opção para você digitar o código de verificação, preencha com o código indicado e aperte em “Pesquisar”. Essa pesquisa pode levar alguns minutos se a cidade pesquisada contiver muitas faculdades, como São Paulo. Ali vai aparecer a lista completa das faculdades de direito da cidade escolhida com as notas referentes a cada uma delas.

As notas dadas pelo MEC são avaliadas CPC (Conceito Preliminar do Curso), CC (Conceito do Curso) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), nesses preceitos são dadas notas que vão de 1 a 5. O ideal são faculdades com notas 4 e 5.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

You might also like

One thought on “Melhores faculdades de Direito de São Paulo: Conheça o Top 10 do ranking

  • só tem duas universidades públicas que oferecem o curso de direito no estado de São Paulo, por isso que as privadas acabam dominando o ranking!

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *