curso a distância

Curso à distância: Vantagens e desvantagens

A oferta de curso a distância está cada vez maior no Brasil, e hoje em dia você pode fazer vários cursos livres, de idiomas, de extensão, profissionalizantes, técnicos, de graduação e até mesmo de pós-graduação sem precisar sair de casa.

Nunca foi tão fácil se especializar e aumentar as suas chances de empregabilidade, mas nesse artigo vamos falar das vantagens e desvantagens de curso a distância, pra você saber se vale a pena, e se essa modalidade de ensino serve para você.

Veja as listinhas que fizemos a seguir antes de decidir se matricular num curso a distância, também conhecido como EAD (Educação a distância):

Vantagens de curso a distância

Com certeza a maior vantagem de fazer um curso a distância é não precisar sair de casa e perder tempo ao enfrentar o trânsito para estudar depois de um longo dia de trabalho. Essa é uma ótima opção para quem mora longe de instituições de ensino, para quem quer fazer um curso que só tem em instituições distantes da sua casa ou trabalho (ampliando as ofertas de cursos que você poderia fazer, inclusive no exterior), para quem tem filho pequeno e não tem quem tome conta dele enquanto está estudando e pra quem tem dificuldade de locomoção (como deficientes físicos), por exemplo.

Também não podemos esquecer de ver como vantagem a economia gerada com o fato de não precisar gastar com combustível ou transporte coletivo para ir estudar, principalmente se você não está trabalhando e quer fazer um curso a distância para atualizar o seu currículo e aumentar as suas chances de empregabilidade.

O curso a distância também é uma ótima opção para quem precisa (ou quer) estudar em horários flexíveis e encaixar os estudos no seu tempo livre sem precisar cumprir uma carga horária diária num horário específico e seguindo seu próprio ritmo de estudo e aprendizado, além de desenvolver habilidades como a disciplina com os estudos, o foco, a pró-atividade, a administração do tempo e a organização.

Você também pode otimizar o seu tempo assistindo às aulas ou lendo o material no seu smartphone enquanto está no transporte coletivo se deslocando de um lugar para o outro.

Alguns cursos a distância são mais baratos que os cursos presenciais porque as instituições podem economizar com a estrutura física e com profissionais. Além disso, alguns cursos a distância são gratuitos e só cobram pela emissão do certificado.

Os alunos mais tímidos conseguem tirar as suas dúvidas com mais facilidade, já que pode fazer isso de forma reservada e não na frente da turma toda, como acontece nos cursos presenciais.

Desvantagens de curso a distância

Apesar de todas as vantagens que citamos, nem tudo é perfeito. A seguir vamos falar sobre as desvantagens de curso a distância:

A principal desvantagem de curso a distância é você poder fazer um horário flexível, que foi citado como uma vantagem, e vamos explicar porque: Você precisa ter muita disciplina para fazer um curso a distância, e se programar para acompanhar o conteúdo e fazer os exercícios para cumprir os prazos e não se perder no assunto.

Muitos alunos reclamam da falta de interação com outras pessoas e empobrecimento do networking, que acontece com mais facilidade em um curso presencial. Nos cursos a distância essa interação é virtual, feita nos chats, fóruns e videoconferências com os professores e outros alunos, que é um recurso oferecido por grande parte dos cursos com carga horária maior, como os cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, por exemplo.

O retorno e correção das atividades e provas podem demorar um pouco mais do que demoraria nos cursos presenciais, o que pode criar uma ansiedade e atrasar o processo de aprendizado, por conta da demora do feedback do professor e da correção dos erros cometidos.

Se o seu computador e a sua internet não forem bons, pode dificultar que você acompanhe o conteúdo de forma rápida e eficaz. Você também precisa saber utilizar bem os recursos multimídia que precisará usar durante o curso, como a webcam, por exemplo.

Fazer curso a distância vale a pena?

Depois de ler a listinha que fizemos com o que consideramos ser as principais vantagens e desvantagens de curso a distância, esperamos que você consiga decidir se vale a pena e se a metodologia EAD é interessante ou não para você.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *