Sisu

Como escolher um curso no SISU     

Começo de ano é sempre muito agitado para os vestibulandos, logo após as festividades já é hora de voltar o foco para a faculdade. Aos alunos que fizeram a prova do Enem (Exame nacional do ensino médio), devem ficar atentos as inscrições do SISU (Sistema de Seleção Unificada), para poder concorrer a uma das milhares vagas que o sistema oferece para ingressar em uma das faculdades públicas do país.

Escolher um curso no sisu pode parecer uma tarefa fácil, contudo por alguma pequena falha você pode deixar a sua vaga para o seu concorrente. Com algumas dicas, que daremos neste artigo, você saberá o passo a passo para utilizar o sistema e garantir sua vaga em uma faculdade pública. Continue lendo esse artigo e saiba como escolher um curso.

sisu

Como fazer sua inscrição para o SISU

O desejo de passar em uma faculdade pública faz parte da vida de milhões de brasileiros, para isso é necessário, além de uma grande dedicação aos estudos, se inscrever no SISU para concorrer em uma das vagas. Se cadastrar no SISU é algo fácil, e você só precisa do número de inscrição e da senha do ENEM do ano anterior. A seguir você verá o passo a passo de como cadastrar no sisu:

  • Acesse o site: sisu.mec.gov.br;
  • Click na opção “cadastrar”, coloque todos os dados necessários e confirme seu cadastro;
  •  Ao clicar em “primeira opção de curso” deverá colocar o curso que pretende fazer. Aparecerá todas as cidades e universidades que possuem o curso de sua preferência, você seleciona o que deseja, e confirma o interesse em participar.

Após escolhida a primeira opção, você ainda pode concorrer mais uma vez, para isso é só clicar em “segunda opção de curso”, e seguir os mesmos passos do item anterior.

Para a escolha do curso no SISU você tem cerca de 3 (três) dias, caso não haja nenhum problema e não seja necessária a prorrogação das inscrições. Durante o período de funcionamento do SISU será divulgado, após o primeiro dia, as notas de corte de cada curso e você pode alterar suas opções de acordo com a necessidade. Lembrando que a nota de corte é a nota mínima para que você possa passar em um curso no SISU na primeira chamada.

Um dia após o término das inscrições o SISU divulga o resultado. Se você não for aprovado em nenhuma das duas opções não precisa desanimar, ainda é possível ficar na lista de espera da primeira opção e esperar até a divulgação das próximas chamadas.sisu

Dicas de como escolher um curso no SISU

Aparentemente escolher um curso no SISU parece fácil, contudo, o sistema tem um jeito “inteligente” de selecionar os melhores. Para isso você precisa ficar atento a todos os momentos. Leia a seguir algumas dicas de como escolher um curso no SISU.

O primeiro passo para escolher um curso  é já ter em mente quais cursos você deseja fazer, pois não dá para analisar todos os cursos todos os dias.

Com a escolha do curso feita você precisa dedicar um tempo para isso, pois todos os dias acessar, conferir todas as vagas e as notas de corte é algo fundamental.

A sua média varia de acordo com a faculdade , então analise sua média em todas as faculdades e escolha a que você possui maior média;

  • Troque de curso sempre que sua nota estiver abaixo da nota de corte;
  •  Não se prenda a uma única universidade;
  • Não deixe para a última hora.

Siga essas dicas de como escolher um curso no SISU que você terá mais chances de ingressar na sua faculdade dos sonhos.

sisu

Cursos mais concorridos do SISU

Para ingressar em um curso no SISU é necessário analisar bem quais cursos são mais concorridos e menos concorridos antes de abrir o sistema. Também é valido pesquisar as notas de corte dos anos anteriores, pois geralmente as notas não alteram muito de um ano para outro. Para te auxiliar segue os 5 cursos mais e menos concorridas do SISU no último ano:

Cursos do SISU mais concorridos:

  • 1° Medicina;
  • 2° Educação Física;
  • 3° Administração;
  • 4° Direito;
  • 5° Engenharia Civil.

Cursos do SISU menos concorridos:

  • 1° Biblioteconomia;
  • 2° Ciências da informação e da documentação;
  • 3° Física (licenciatura);
  • 4° Música;
  • 5° Filosofia;

Agora, já com uma noção de como escolher um curso no SISU e garantir sua vaga na faculdade é só esperar a próxima seleção, lembrando que você pode se inscrever em um curso no SISU duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano letivo. Não perca tempo e já vai se preparando, ficando sempre atento a todas as informações que o MEC disponibiliza sobre os cursos do SISU. E boa sorte!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *