Sisu 2018: Tudo que você precisa saber para entrar na universidade! [SAIBA AQUI]

Sabemos que a época do ano mais esperada pelos alunos do último ano do ensino médio é o começo do ano, não só pelas férias de verão, que ainda estão em todo vapor, mas também pelos resultados da nota do Enem. Divulgadas a nota do Enem 2017, existe outra preocupação: O Sisu 2018. 

Qual curso me inscrever? Qual faculdade escolher? Será que minha nota será aceita? Qual é a nota de corte desse curso? São perguntas que todas as pessoas que desejam ingressar esse ano em uma Universidade fazem após a abertura do Sisu.

Mas o que é Sisu? Como ele funciona? Nesse texto você vai encontrar todas as informações sobre o Sisu 2018, e tudo que você tem que fazer para entrar na faculdade dos seus sonhos e iniciar sua carreira profissional.Vamos conferir?

Sisu 2018: O que é? Quem pode se inscrever?

O Sisu 2018 nada mais é do que o Sistema de Seleção Unificada, ou seja um sistema informatizado do MEC (Ministério da educação), no qual instituições públicas do ensino superior disponibilizam vagas para participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio.)

Para participar do Sisu 2018 basta ter feito a prova do Enem 2017 e ter tirado uma nota diferente de zero na redação.

O Sisu foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) com o objetivo único de selecionar candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior que utilizam a nota do Enem como única fase no processo seletivo.

Ou seja, o Sisu oferece bolsas gratuitas para alunos em instituições públicas de ensino, para que as mesmas possam iniciar sua trajetória profissional.

sisu 2018 imagem

Como funciona?

O Sisu (Sistema de seleção unificada) acontece duas vezes no ano. A primeira edição acontece em Janeiro e a segunda no segundo semestre, mais ou menos em um prazo de 6 meses entre cada edição.

Caso você perca o  prazo de inscrição do mês de Janeiro, não for selecionado ou por algum motivo deseja se candidatar para outra vaga, você pode fazer uma nova inscrição, na próxima edição do Sisu que acontecerá no segundo semestre.

Vale ressaltar que não são todas as instituições de ensino que abrem vagas no segundo semestre, tudo depende das vagas preenchidas em janeiro, vagas ociosas, desistentes e do próprio processo de ingresso na universidade.

Inscrições Sisu 2018

As Inscrições do Sisu 2018 abrem dia 23 de janeiro de 2018 e vão até as 23:59 horas do dia 26 de janeiro de 2018.

Para concorrer a uma das vagas em universidades, institutos de tecnologia, e centros tecnológicos estaduais ou federais, oferecidas em todo o Brasil, o aluno deve ter feito o Enem 2017, não ter zerado a redação e ter alcançado a nota mínima ou média que algumas instituições exigem para os cursos, chamada de nota de corte.

De acordo com a nota de corte você pode ser selecionado logo na primeira chamada, ficar na lista de espera para ser chamado na segunda, terceira, ou quarta chamada, ou ser diretamente reprovado.

Todo o processo seletivo do Sisu é realizado em uma única etapa, e funciona da seguinte forma:

Com o número de inscrição do Enem e a senha correspondente em mãos, o aluno entra no site do SISU 2018,  o estudante, na hora da inscrição, tem a possibilidade de escolher duas opções de cursos, sendo considerada como prioridade pelo sistema de seleção a primeira opção.

Na hora da inscrição, o candidato também deverá escolher o tipo de vaga que deseja: Ampla concorrência, Cotas, ou demais vagas de acordo com as políticas das instituições.

É recomendado que os candidatos fiquem atentos as inscrições, podendo fazer alterações até o dia da última data de inscrição (26 de janeiro de 2018). Ou seja, a última inscrição confirmada que será considerada válida pelo sistema.

sisu 2018

sisu 2018

Qual a data das inscrições do Sisu 2018 ?

Como já mencionado acima as inscrições para o Sisu 2018 começa dia 23 de janeiro de 2018 e vai até dia 26 de janeiro de 2016.

Durante esse período os candidatos podem  escolher suas vagas, de acordo com suas notas do Enem 2017 e com as notas de corte de cada curso em cada instituição.

Confira o cronograma do Sisu 2018:

  • 23/1 a 26/1: Período de inscrições (as notas de corte serão divulgada nos dias 24, 25 e 26)
  • 29/1: Resultado da chamada regular
  • 29/1 a 7/2: Prazo para participar da lista de espera
  • 30/1 a 7/2: Matrícula da chamada regular
  • 9/2: Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data.

É cobrada alguma taxa para a realização das inscrições?

Não. Fique tranquilo(a)! Não vai ser cobrado nenhum valor para que você realize as inscrições do Sisu 2018.

O que preciso para fazer minha inscrição no Sisu 2018?

Como já citado a cima, para realizar sua inscrição no sistema do Sisu 2018, e assim escolher em qual instituição pública você deseja estudar e qual curso deseja cursar, você precisará do seu número de inscrição do Enem 2017 e a senha do cadastro.

Caso você tenha esquecido sua senha, você pode entrar no site do Enem, para resgatá-la, clicando aqui!

Lista de Espera

Após a divulgação dos aprovados na chamada regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará uma lista de espera, com os possíveis candidatos que irão preencher as vagas não ocupadas.

Ou seja, ao escolher duas vagas no ato da inscrição do Sisu 2018 e não for selecionado na primeira chamada, o aluno poderá manifestar o interesse na lista de espera dentro do prazo estimado no cronograma.

Os candidatos não selecionados em nenhuma das vagas nas chamadas regulares ou selecionados apenas na segunda opção podem manifestar interesse na lista de espera.

A participação na lista de espera estará restrita à primeira opção de vaga do candidato.

É recomendado que o candidato acompanhe as próximas chamadas da lista de espera no site da instituição.

Fui selecionado, e agora?

Ao ser selecionado, o candidato deverá se informar no site da instituição, sobre os documentos necessários, exigidos pela instituição no ato da matrícula.

E ai gostou do texto? Já sabe qual vaga irá tentar no Sisu 2018? Deixe seu comentário, vamos adorar saber sobre suas escolhas.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.