sisu 2017

Sisu 2017: Tudo o que você precisa saber para se inscrever!

O Sisu é um sistema informatizado do Ministério da Educação onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas aos estudantes que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Para participar do Sisu 2017 você precisa ter feito a prova do ENEM 2016 e ter tirado uma nota diferente de zero na redação.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acontece duas vezes por ano, sempre no início de cada período letivo. Caso você tenha perdido a primeira edição do Sisu 2017 que aconteceu em Janeiro, ou não tenha sido selecionado, você poderá se inscrever na próxima edição, que acontecerá no início do segundo semestre. Veja todas as informações sobre o Sisu 2017 a seguir.

Inscrições Sisu 2017

As inscrições para a primeira edição do Sisu 2017 aconteceram em Janeiro, e caso você tenha feito o ENEM 2016 e perdeu essa primeira oportunidade (ou não foi selecionado), poderá se inscrever na próxima edição, que ainda não tem data divulgada para as inscrições.

As inscrições Sisu 2017 são feitas exclusivamente pela internet, e você deverá usar o seu número de inscrição do ENEM 2016 e a senha cadastrada para se inscrever no site do SisuCaso você tenha esquecido o seu número de inscrição do ENEM 2016 ou a senha cadastrada, você poderá recuperá-la no site do ENEM.

No ato da inscrição você poderá indicar duas opções de curso (em ordem de preferência), informando o nome do curso e a instituição de sua preferência. Algumas instituições exigem uma nota mínima no ENEM além do fato de o aluno não ter zerado a nota da redação para alguns cursos, e caso a sua nota seja insuficiente para concorrer a uma vaga na instituição escolhida, você será avisado no ato da inscrição, para fazer a substituição.

Não existe taxa de inscrição para o Sisu 2017.

Como vai funcionar o Sisu 2017

Para concorrer a uma das vagas de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais que são reservadas para o Sisu 2017 e oferecidas em todo o Brasil, o aluno precisa ter feito o ENEM 2016 e não ter zerado a nota da redação, além de ter alcançado a nota mínima que algumas instituições exigem para alguns cursos, que é para ficar dentro da nota de corte (nota referência para aquele curso e instituição).

De acordo com a sua nota de corte, você pode ser selecionado para a primeira opção, ficar na lista de espera ou ser reprovado.

Prova do ENEM 2017

A prova do ENEM 2017 foi marcada para os dois primeiros domingos do mês de novembro, ou seja, nos dias 05 e 12 de novembro de 2017. Antes, as provas do ENEM aconteciam uma parte do exame no sábado e outra no domingo, num mesmo final de semana, mas a partir de 2017, as provas acontecerão em dois domingos seguidos.

No dia 05 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação do Enem 2017 e no dia 12, acontecerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Você poderá se inscrever para fazer a prova do ENEM 2017 entre os dias 08 e 19 de maio. Lembramos que as inscrições são feitas exclusivamente via internet, no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é a instituição responsável por organizar as provas. Acesse o site do ENEM para mais informações e para fazer a sua inscrição.

A senha pessoal que você criará no ato da inscrição também será utilizada quando acessar os sites do Sisu, ProUni e Fies.

Para saber o valor da taxa de inscrição e o conteúdo da prova do ENEM 2017, fique atento ao site do MEC à partir do dia 10 de abril, que é quando o edital será lançado.

Assim como o Sisu, o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) também consideram o resultado da sua prova do ENEM 2017. Para ter direito a esses programas do Governo Federal você precisa tirar uma nota média mínima de 450 pontos no ENEM e não zerar na prova de redação (que é a prova com o maior peso). Para calcular a sua nota média do ENEM basta você somar todas as suas cinco notas (a nota das quatro áreas de conhecimento e a nota da redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Veja também um vídeo para entender melhor como funciona o SiSu:

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *