nota de corte sisu

Notas de corte SiSu: Para que serve? Como é calculada?

A nota de corte SISU é um dos fatores que mais levam preocupação aos alunos que desejam uma vaga em uma universidade pública. Calculada de maneira dinâmica e individual para cada curso, conheça a seguir quais são as características desse nota e para que exatamente ela serve, aproveitando para tirar as suas dúvidas.

Para que serve a nota de corte SISU?

De um modo geral, a nota de corte de qualquer vestibular ou processo de seleção tem como função garantir uma delimitação entre os que serão chamados e os que ficarão de fora.

Assim, a nota de corte SISU tem como função principal identificar, dentro do número de vagas estabelecidas para cada curso e cada instituição, a nota de corte.

Acima dessa nota, os estudantes estão aprovados e habilitados para realizarem suas matrículas no curso desejado. Ao mesmo tempo, quem estiver abaixo da nota de corte não poderá realizar a matrícula ao menos na primeira chamada e terá que entrar em uma lista de espera.

Como é calculada a nota de corte?

A nota de corte SISU depende de três questões principais: o curso escolhido, o desempenho dos estudantes candidatos à vaga e o número de vagas ofertadas.

Quanto menos vagas estiverem disponíveis, maior é a nota de corte SISU já que mais “alta” essa posição fica dentro da lista. Do mesmo modo, a nota de corte será tão maior quanto melhor for o desempenho dos estudantes, o que depende do curso escolhido e das questões apresentadas no ENEM.

Assim, imagine que um determinado curso tem a disponibilidade de 40 vagas. Dentre todos os inscritos para o tal curso, a 40ª menor nota for de 650 pontos. Com isso, essa é a nota de corte para esse curso: acima dela nesse exato momento, as pessoas estão aprovadas. Abaixo dela, terão que esperar por novas vagas ou reclassificações.

Agora imagine que nessa mesma situação a pessoa detentora da 40ª menor nota desistiu de concorrer à vaga. No lugar dela, entrou alguém com 645 pontos. Nesse caso, a nota de corte SISU é diminuída.

Se, de maneira oposta, alguém com nota 750 decidisse concorrer ao curso, ocuparia uma vaga mais alta. Nesse caso, a pessoa com 650 pontos desceria uma posição, ficando com a 41ª maior nota. Assumiria o seu lugar a pessoa imediatamente acima. Se sua nota fosse de 655 pontos, então essa seria a nova nota de corte.

Todo esse processo é feito de maneira dinâmica, durante o período de inscrições no SISU. Com isso, se no primeiro dia um estudante estiver classificado, mas perto da nota de corte, existe a possibilidade de ele perder a vaga para outros candidatos que aumentarão a nota de corte.

Do mesmo modo, se ele estiver perto da classificação, a saída de algumas pessoas da concorrência à vaga pode diminuir a nota de corte e possibilitar a sua inscrição.

A nota de corte SISU serve, basicamente, para delimitar quem serão os candidatos contemplados com as vagas no curso e na universidade desejada. Esse cálculo é feito de maneira dinâmica durante o período de inscrições e, por isso varia de acordo com o curso, número de vagas e também de acordo com quem está se candidatando a vaga.

Por hoje é isso pessoal! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Vamos responder o quanto antes! Até a próxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.