como funciona o sisu

Como funciona o Sisu? Explicamos tudo aqui!

O SISU é uma plataforma que serve para reunir os participantes do ENEM que pleiteiam uma vaga em uma universidade pública com a classificação acontecendo de acordo com a pontuação no ENEM. Assim, saber como todo esse processo funciona é indispensável para quem pretende se tornar um universitário de uma dessas instituições. Por isso, veja a seguir como funciona o SISU.

Nota do ENEM

Primeiramente é preciso saber que o SISU funciona de maneira atrelada ao ENEM. É a pontuação obtida pelo ENEM que garante o cadastro na plataforma do SISU e a possível convocação para as vagas pretendidas.

Assim, primeiro o estudante deve realizar a prova do ENEM, esperar a divulgação de notas e, em alguns dias, preparar-se para a inscrição no SISU. A inscrição é feita de maneira online durante todo o período.

Opções de cursos

Quando se cadastrar na plataforma do SISU, o estudante terá direito a escolher dois cursos. Eles podem ser em áreas iguais ou distintas e em locais totalmente diferentes.

Isso significa que o candidato pode se candidatar a Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal e da Universidade Federal de Minas Gerais ou pode se candidatar a Direito e Medicina na UFRJ ou a Direito na UFRJ e a Medicina na UFMG, por exemplo.

A primeira opção escolhida é a preferencial, enquanto a segunda só será utilizada se a primeira não tiver vagas disponíveis para o candidato.

Isso significa que o curso dos sonhos do candidato deve aparecer na primeira opção, enquanto a segunda funciona como uma espécie de plano B.

Nota de corte do SiSu

Diariamente, o SISU calcula a nota de corte para indicar ao candidato em que posição ele está e se ele tem ou não chances de passar para o curso que deseja. Essa nota, portanto, também faz parte de como funciona o SISU.

Essa nota de corte depende de quem está inscrito no curso e se baseia nessas pontuações. A menor nota que ainda for aprovada é considerada a nota de corte.

Por não ser feita em tempo real, entretanto, a nota de corte é apenas uma estimativa para que o candidato saiba com relativa segurança qual a sua posição em relação aos demais.

De acordo com essa avaliação, inclusive, o candidato pode mudar de curso durante todo período de inscrição de modo a conseguir a vaga desejada.

Chamada regular e lista de espera

Os candidatos que estiverem em uma posição dentro do número de vagas estabelecido passam pela chamada regular. Essa chamada é a convocação do candidato para realizar a sua matrícula na instituição escolhida.

Já a lista de espera diz respeito aos candidatos que ficaram em posições mais abaixo. Para serem convocados eles dependem da desistência ou não-*efetuação de matricula dos convocados na chamada regular.

Além disso, pode acontecer de um candidato ficar na lista de espera e participar da chamada regular ao mesmo tempo. Isso acontece quando o9candidato fica na lista de espera na primeira opção, mas é convocado para sua segunda opção.

A resposta de como funciona o SISU se dá basicamente mediante o cadastro de todos os interessados a concorrer em uma vaga em universidade pública. Com a classificação de acordo comas notas, os estudantes podem estar na chamada regular ou na lista de espera de modo a preencher todas as vagas oferecidas.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.