regras do prouni

Regras do Prouni: Tudo o que você precisa saber!

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do Governo Federal que foi criado em 2004 para proporcionar oportunidade de ensino superior através de bolsas de estudo à quem não pode pagar os custos de uma graduação em instituições particulares. As bolsas podem ser parciais ou integrais de acordo com a renda familiar do estudante, como explicaremos a seguir.

O Prouni acontece duas vezes ao ano, e caso você já tenha concluído o ensino médio e perdeu a seleção de Janeiro, fique de olho nas nossas dicas para se preparar para a seleção de Julho, além de saber se você pode concorrer a uma das bolsas oferecidas pelo programa, e as regras para não perder a bolsa e fazer mudança de curso.

Regras do Prouni 2017

De acordo com as regras do Prouni 2017, os estudantes que tenham renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa podem concorrer às bolsas parciais (pagando apenas 50% do valor da mensalidade) e quem tem a renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem se candidatar às bolsas integrais, ou seja, quando o programa paga o valor total das mensalidades.

Os outros requisitos para você concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni são:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou ter estudado na rede particular como bolsistas integral da própria escola, ou ainda ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte na rede particular como bolsista integral;
  • Ter algum tipo de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino em exercício do magistério da educação básica (exclusivamente para cursos de licenciatura ou pedagogia e nesse caso não é necessário comprovar renda).
  • Ter tirado uma nota média de pelo menos 450 pontos no Enem de 2016 e uma nota maior que zero na prova de redação. O cálculo da nota média do Enem é bem simples: basta somar todas as cinco notas alcançadas (nas quatro áreas de conhecimento e na redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Prouni 2017: Datas e Inscrições

Serão realizadas duas edições do Prouni em 2017, no início de cada período letivo.

Durante o período de inscrições os estudantes que se enquadram nos requisitos que informamos acima deverão acessar o site oficial do Prouni e escolher as suas duas opções de curso, e ficar atento ao edital com as datas das duas chamadas e da matrícula na instituição que se inscreveram.

regras do prouni

Regras do Prouni para não perder a bolsa

Você precisa ler a legislação do Prouni para ter acesso à todas as informações pertinentes ao programa e não correr o risco de perder a bolsa, o que pode fazer com que você tranque a sua matrícula ou continue estudando tendo que pagar as mensalidades.

Caso você cometa alguma irregularidade, o Prouni pode cancelar a sua bolsa de estudos, então esteja atento à documentação que você precisa apresentar (como a comprovação de renda, por exemplo), pois é um dos motivos que podem te fazer perder a bolsa.

Você também pode perder a bolsa caso não tenha um aproveitamento acadêmico satisfatório. A legislação do Prouni informa que um dos requisitos para manter a bolsa de estudos é ter um aproveitamento mínimo de 75%, então, caso você consiga a sua bolsa parcial ou integral para fazer a sua graduação, vale se esforçar para tirar boas notas e manter a sua bolsa.

Caso você tenha mais de uma matrícula com bolsa do Prouni ou tenha uma matrícula em instituição pública, não pague as mensalidades (no caso de bolsistas parciais), não efetive a sua matrícula, ou a sua situação socioeconômica mude de maneira substancial você também pode perder a sua bolsa no Prouni.

Esses não são os únicos motivos para o encerramento de bolsa. Consulte a legislação completa no site.

Regras do Prouni para mudança de curso

Caso queira fazer uma mudança de curso, você poderá pedir uma transferência, inclusive para outra instituição de ensino, desde que exista vaga no curso que você queira a transferência e que o curso esteja regularmente credenciado no programa, e que as duas instituições estejam de acordo.

Essa mudança de curso precisa ser feita na secretaria dos cursos, com uma documentação específica. Entre em contato com a instituição de ensino para saber maiores detalhes.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.