quem pode participar do prouni

Quem pode participar do ProUni? Explicamos tudo aqui!

Por visar ao fornecimento de oportunidades a pessoas com menos condições financeiras, o ProUni não é um programa do qual todas as pessoas podem participar. Essa limitação de participação tem como objetivo garantir a oportunidade de pessoas que necessitem mais das bolsas oferecidas. Está na dúvida sobre quem pode ou não concorrer a uma bolsa? Então veja a seguir quais são os critérios de participação.

Pontuação mínima no ENEM

Para participar do ProUni é preciso ter feito ENEM no ano anterior. Em anos passados a exigência era apenas a realização do exame, mas as regras foram mudadas e uma pontuação mínima passou a ser exigida.

No caso do processo de 2016, a exigência foi de pontuação mínima de 450 pontos no ENEM de 2015. Nos anos seguintes essa regra pode ser mudada e exigir mais ou menos pontuação.

Além dos pontos na prova geral também é exigido que o candidato não tenha zerado a prova da redação. Isso significa que mesmo que ele tenha tirado 800 pontos na prova, por exemplo, se ele zerou a redação do ENEM ele não poderá concorrer a bolsas do programa.

Renda familiar bruta mensal por pessoa

Outro critério para participar do ProUni é a renda familiar bruta mensal por pessoa. Para ter direito a uma bolsa integral o candidato não pode ter essa renda maior do que 1 salário mínimo por pessoa. Já para uma bolsa parcial, o limite é de 3 salários mínimos por pessoa.

Se uma família tiver duas pessoas e contar com um rendimento de 3 salários mínimos então o candidato está elegível apenas para uma bolsa parcial. Caso a família tenha 4 pessoas e o mesmo rendimento, entretanto, ele poderá concorrer a uma bolsa integral.

As condições da renda familiar e das notas no ENEM são cumulativas e precisam ser atendidas simultaneamente. Isso significa que estar no limite de renda, mas não ter a nota não permite que o candidato tenha direito a uma bolsa e vice-versa.

Conclusão do ensino médio

Onde o candidato concluiu o ensino médio também pe um critério que precisa ser atendido se os próximos dois não o forem. Nesse caso, há três situações possíveis:

  • O candidato cursou o ensino médio integralmente na rede pública de ensino;
  • O candidato cursou o ensino médio integralmente na rede priva na condição de bolsista;
  • O candidato cursou parte do ensino médio na rede pública e parte na rede privada na condição de bolsista.

Caso o candidato tenha cursado qualquer ano do ensino médio em uma instituição privada sem a bolsa ele não poderá concorrer à bolsa a menos que atenda uma das próximas condições.

Ser pessoa com deficiência

O candidato com qualquer tipo de deficiência pode participar do ProUni desde que atenda às condições necessárias e suficientes – ou seja, nota no ENEM e renda familiar compatível.

Assim, se atender a esses requisitos ele poderá participar do programa mesmo que tenha cursado o ensino médio em instituição particular e sem bolsa, por exemplo.

Professor da rede pública de ensino

Caso o candidato seja professor da rede pública de ensino e no efetivo exercício do magistério da educação básica e faça parte do quadro permanente da instituição ele também terá direito às bolsas nos cursos de licenciatura.

Essa condição é excepcional porque não exige o atendimento ao limite de renda. Apesar disso, professores substitutos ou interinos, por exemplo, não possuem o direito de participar.

Para participar do ProUni é preciso atender basicamente a duas condições principais: tem nota mínima no ENEM e possuir renda familiar bruta dentro dos limites estabelecidos. Fora esses critérios, é preciso atender aos critérios de conclusão do ensino médio, de pessoa com deficiência ou de atuação como professor da rede pública de ensino.

Por hoje é isso pessoal! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Vamos responder o quanto antes! Até a próxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.