prouni

Prouni: Saiba como ter conseguir uma bolsa em universidade particular

O sonho de cursar uma faculdade faz parte da vida de milhões de pessoas, contudo, não são todos que possuem condições para custear esse sonho, e por isso a maioria dos jovens, e adultos, que desejam fazer uma graduação optam por realizar as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a fim de conseguir uma vaga para estudar gratuitamente. Aos alunos que não obtém notas satisfatórias para fazer um curso pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), existe a possibilidade de fazer um curso em uma faculdade privada, porém sob o custeio do governo, através do ProUni (Programa Universidade Para Todos).
Com o ProUni o candidato tem acesso a milhares de vagas em instituições privadas, podendo ganhar uma bolsa integral ou parcial (50% da mensalidade) para estudar em uma instituição privada e realizar o sonho de se graduar. Se você quer saber como se candidatar, continue lendo esse artigo que vamos ensinar o passo a passo.

prouni
ProUni: O que é?

O ProUni, assim como o SISU é um modo de seleção dos candidatos que prestaram o Enem e tem o desejo de ingressar na faculdade mas não possuem renda para isso. Destinado a pessoas com renda baixa, o ProUni vem realizando o sonho de milhares de brasileiros através de suas bolsas, para isso o candidato precisa ficar atento ao período de inscrição, que tradicionalmente sai logo após o resultado do SISU.
O ProUni é iniciativa do governo federal para oferecer uma ajuda aos alunos carentes para que possam cursar ao ensino superior. Porém o ProUni, ao contrário do SISU, só é destinado a quem ainda não fez um curso superior, ou seja, aos que já fizeram algum curso superior o ProUni não o beneficiará para a realização de outra graduação.
O ProUni classifica os candidatos através de seu desempenho no Enem, assim quanto maior for a nota do candidato, maiores as chances de conseguir ingressar na faculdade.

ProUni: Como conseguir?

O Programa Universidade para Todos, ProUni, possuem duas edições ao ano. Assim o candidato que não se classificar para a vaga no início do ano ainda possuem uma segunda chance no segundo semestre para ingressar em uma faculdade privada com bolsa parcial ou integral custeada pelo governo.
Conseguir o ProUni é uma tarefa fácil, contudo o candidato deve seguir o requisito básico que é possuir renda per capita máxima de 3 salários mínimos. Assim, aos candidatos que possuem esse requisito podem se inscrever no ProUni para concorrer a uma das vagas.
Se você tem dúvidas de como se cadastrar no ProUni, veja a baixo o passo a passo de como se cadastrar.

Como se cadastrar no ProUni?

prouni
Realizar o cadastro no ProUni para concorrer a uma das vagas e se graduar em uma instituição privada sem pagar mensalidades é algo fácil e rápido, veja a seguir:
• O primeiro passo para quem deseja cadastrar no ProUni é acessar ao site: siteprouni.mec.gov.br;
• Ao entrar no site o aluno deve clicar em “fazer inscrição”, colocar o número de inscrição e senha do enem do ano anterior e “prosseguir”;
• Responder a um questionário com suas informações pessoais;
• Colocar a renda bruta mensal de cada membro de sua família;
• O candidato terá acesso a página onde poderá escolher até duas opções de curso e então deverá escolher o que mais lhe agradar.
O ProUni também faz o uso da lista de espera, assim os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das duas opções, na primeira classificação pode demonstrar interesse na lista de espera.
Para participar da lista de espera o candidatado tem que seguir alguns requisitos:
Lista de espera do ProUni para a primeira opção de curso:
• Não ter sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares;
• Ser pré-selecionado na segunda opção de curso, mas não ter a formação da turma.
Lista de espera ProUni para a segunda opção de curso:
• Não ter sido pré-selecionado em nenhuma das chamadas regulares;
• Ser pré-selecionado na primeira opção de curso, mas não ter a formação da turma;
• Ter sido pré-selecionado nas duas chamadas, mas não ter bolsa disponível na primeira opção de curso.

ProUni: Quem pode ter?

O ProUni é destinado a pessoas carentes, por isso suas vagas são reservadas a pessoas de baixa renda que possuam no máximo 3 salários mínimos per capita, a alunos que cursaram o ensino médio na rede pública, ou na rede privada em condição de bolsista integral. As vagas são por mérito, assim são classificados os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem, lembrando que para se candidatar não pode ter zerado a prova de redação. Fique atento aos dias de inscrição e boa sorte!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.