prouni 2018 inscrições

Prouni 2018: Tudo o que você precisa saber sobre o programa!

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do Governo Federal criado em 2004 que oferece bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de famílias de baixa renda que comprovem a sua situação socioeconômica de acordo com as regras do programa, como falaremos a seguir.

Se você fez ou vai fazer o ENEM, cumpre os requisitos do programa e quer entrar para uma faculdade particular com uma bolsa ao invés de financiar através do FIES (Programa de Financiamento Estudantil), fique atento às informações que reunimos nesse artigo para te ajudar a realizar o seu sonho de ter um curso de nível superior e aumentar as suas chances de entrar para o mercado de trabalho.

Veja a seguir como concorrer a uma das bolsas parciais ou integrais do programa.

Já tem data?

Não. A primeira seleção do Prouni acontece antes do começo de cada semestre letivo, e deve ter o seu edital divulgado no início de Janeiro. Se você for fazer o ENEM 2017 em Novembro, e conseguir as notas mínimas (como falaremos a seguir), fique atento ao site oficial do Prouni para saber as datas de inscrição e os documentos necessários para a inscrição.

prouni 2018 logo

Como será o Prouni em 2018?

Segundo a legislação do Prouni 2017, os estudantes precisam comprovar a sua situação socioeconômica para ter direito às bolsas de estudo, e quem tiver uma renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa pode se candidatar às bolsas parciais e pagar apenas 50% do valor da mensalidade, e os estudantes que tiverem a renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa pode concorrer às bolsas integrais.

Além disso, tem direito ao Prouni os estudantes que cursaram o ensino médio (completo ou parte dele) na rede pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral.

Assim como o Fies, o ProUni também considera as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ou seja, o estudante precisa ter tirado uma nota média mínima de 450 pontos no ENEM (em qualquer edição desde 2010), e não ter zerado na prova de redação para concorrer às bolsas do programa.

Portadores de deficiência e professores de rede pública em atividade que quiserem fazer algum curso de licenciatura ou pedagogia também têm direito ao Prouni.

Inscrições Prouni 2018

A seleção para o Prouni acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada período letivo, então, você precisa ficar atento ao site oficial do Prouni para saber quando você pode fazer a inscrição para o Prouni 2018, ou para uma das vagas remanescentes, como vamos explicar a seguir.

As inscrições são realizadas exclusivamente através da Internet, com o seu número de inscrição no ENEM e a senha cadastrada. Caso você não lembre da senha cadastrada (ou o número de inscrição do ENEM), você pode recuperá-la no site do ENEM (que foi o órgão responsável pelas inscrições e aplicação das provas do ENEM 2017). Depois, basta clicar em “esqueci minha senha”, informar o seu CPF e data de nascimento e esperar o email com as instruções para trocar a senha.

Vagas Remanescentes Prouni 2018

Quando se inscrever no Prouni, você precisa escolher entre concorrer a uma bolsa normal ou à uma das vagas remanescentes Prouni, isso é, uma vaga que esteja sobrando (seja por falta de candidatos ou por desistência) depois das duas chamadas regulares.

Para ter direito às vagas remanescentes Prouni você precisa ficar atento aos prazos, pois a inscrição na lista de espera não é automática. O prazo de inscrição na lista de espera para as vagas remanescentes Prouni geralmente dura apenas dois dias, e será divulgado junto com o edital do Prouni 2018, no início de Janeiro, no site oficial do Prouni.

As vagas remanescentes fazem primeira chamada convocando os candidatos que ficarem melhor colocados no processo seletivo do ProUni, e como alguns alunos não conseguem apresentar os documentos solicitados, outros desistem da bolsa e outros optam por um curso diferente, e então acontece a segunda chamada. Caso as vagas não sejam preenchidas, são oferecidas aos alunos que estão na fila de espera.

Posso dar entrada no Prouni e no FIES ao mesmo tempo?

Não. Se você conseguir uma bolsa parcial do Prouni, mesmo tendo os requisitos para ter direito ao FIES e financiar os outros 50%, você não poderá solicitar o financiamento estudantil, estando sujeito a perder os direitos adquiridos.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *