Jovem Aprendiz na Caixa Econômica

Jovem Aprendiz na Caixa Econômica: Aprenda como funciona!

O Jovem Aprendiz é um programa regulamentado pela Lei n°. 10.097/2000 com o intuito de preparar futuros profissionais para o mercado de trabalho.

Diversas empresas públicas e privadas do Brasil aderem ao programa desde a sua criação e todos os anos centenas de vagas são anunciadas. Também existem convênicos com algumas instituições, caso do senac sbc por exemplo.

A Caixa Econômica participa do programa dando oportunidade a jovens que queiram entrar no mercado de trabalho a fim de realizar funções administrativas e bancárias, além de aprimorar o desenvolvimento do candidato como cidadão. Essa inclusão é mais do que necessária, pois muitas vezes é a única forma que o jovem de baixa renda encontra para poder entrar no mercado de trabalho e estudar simultaneamente.

São oferecidos duas opções aos candidatos: o Programa Adolescente Aprendiz e o Jovem Aprendiz Caixa. Nas duas opções, os jovens devem estar estudando e devem também comprovar a frequência na escola, no caso de não terem finalizado o Ensino Médio.

Veja mais informações sobre o programa Jovem Aprendiz na Caixa Econômica:

Qual a sua importância?

O programa Jovem Aprendiz na Caixa Econômica insere os jovens no mercado de trabalho. Estes, além de terem o seu primeiro emprego, também têm a oportunidade de fazer um curso técnico-profissional oferecido pela empresa.

Funciona da seguinte maneira: o jovem contratado, além de desempenhar as funções estabelecidas pela empresa e receber remuneração por isso, também deve realizar um curso técnico.

Na prática, o jovem irá desempenhar as suas atividades de trabalho definidas pela Caixa econômica e terão momentos aos quais deverá focar no curso profissionalizante oferecido pelo banco. Desta forma, é possível se aperfeiçoar em alguma área de conhecimento e utilizá-la no futuro.

Quem pode participar e quais são as exigências?

Para entrar no Programa Adolescente Aprendiz, o candidato deve ter entre 14 anos e 6 meses e 16 anos incompletos. A renda familiar deve ser de meio salário mínimo per capita e estar cursando no mínimo o 9° ano do Ensino Fundamental ou então Curso de Jovens e Adultos.

Para entrar no Programa Jovem Aprendiz Caixa, o candidato deve ter entre 18 e 22 anos incompletos. A renda familiar deve ser de meio salário mínimo per capita e estar cursando no mínimo o primeiro ano do Ensino Médio.

Jovem Aprendiz na Caixa Econômica

Quais são as regras do Jovem Aprendiz na Caixa Econômica?

Uma das regras mais importantes do programa é que o trabalho não atrapalhe os estudos do jovem aprendiz. Para isso, a carga horária de trabalho é reduzida comparada aos demais trabalhadores, sendo de até seis horas diárias.

Como é o processo seletivo?

A Caixa Econômica é parceira de entidades que são responsáveis em realizar o processo seletivo para o programa. Entre no site da Caixa, procure a entidade parceira e solicite via e-mail ou telefone seu cadastro no programa. Depois é só aguardar a entidade entrar em contato para saber as vagas que estão disponíveis.

Para acessar as entidades parceiras, clique aqui: http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/entidades-parceiras/Paginas/default.aspx

Caso prefira, você pode encontrar as entidades parceiras para realizar o processo seletivo ligando no telefone SAC CAIXA: 0800 726 0101.

As vagas vão sendo divulgadas conforme a necessidade e diversas regiões do país. Geralmente, as vagas disponíveis são de Office Boy, auxiliar de escritório e escriturário.

Quais são o salário e benefícios?

No Programa Adolescente Aprendiz, destinado a adolescentes de 14 a 16 anos, o candidato ganhará um salário mínimo, terá auxílio alimentação de 5 reais por dia útil, vale transporte, FGTS de 2%, direito a férias e décimo terceiro.

No Programa Jovem Aprendiz Caixa, destinado a jovens de 18 a 22 anos, o candidato ganhará um salário mínimo e meio, terá auxílio alimentação de 5 reais por dia útil, vale transporte, FGTS de 2%, direito a férias e décimo terceiro.

Por quanto tempo o jovem aprendiz pode permanecer no programa?

O contrato do Jovem Aprendiz dura dois anos. Ao término, a empresa pode contratar o jovem como funcionário ou encerrar o contrato.

Gostaram das dicas pessoal?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

You might also like

2 thoughts on “Jovem Aprendiz na Caixa Econômica: Aprenda como funciona!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *