Fies: Saiba como financiar o seu curso superior

O sonho de ingressar em uma faculdade nunca esteve tão perto como nos últimos anos. Após a realização das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os vestibulandos podem concorrer a vagas para ingressar em faculdades Federais ou estaduais através do Sisu, em faculdades privadas com bolsas parciais ou integrais, porém se o estudando não conseguir sua vaga, ele ainda tem outra chance com o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior).
Ele é um programa do governo. Foi criado em 1999, afim de atender ao público que não consegue entrar na faculdade pelos outros programas do governo e a cada dia mais aumenta a procura dos estudantes pelo financiamento realizado através do FIES. Se você quer saber como se inscrever no FIES e conseguir financiar um curso de graduação, continue lendo esse artigo onde explicamos tudo. Confira!

FIES: O que é?

O FIES é um programa de financiamento estudantil para quem não conseguiu ingressar em uma faculdade pública ou não conseguiu bolsa em uma das faculdades particulares. Ele é um programa do governo, que beneficia milhares de estudantes com o sonho de fazer um curso de graduação.
O FIES é um empréstimo a estudantes, com juros mais baixos do que os existentes no mercado. Outra vantagem do FIES é que os estudantes só pagam o financiamento após se formar. Porém, durante o período que estiver cursando a faculdade o aluno deverá pagar o valor correspondente aos juros, em parcelas trimestrais.
Após se formar, o aluno ainda possui um período de carência, nesse período o aluno adepto do FIES, continuará pagando apenas a taxa de juros. Com o fim do período de carência, o estudante do FIES deverá começar a pagar sua dívida, que pode ser dividida em várias parcelas, e paga em vários anos, de acordo com a duração do curso que foi financiado.

Fies

Como conseguir um financiamento?

Para conseguir uma vaga no FIES, é necessário fazer a inscrição e concorrer uma das centenas de vagas disponíveis. A inscrição para o FIES é rápida e prática, você só precisa esperar até ser divulgado o período de inscrições e assim acessar o site do FIES, preencher seus dados, e buscar ao curso que desejar para concorrer a vaga.
Para conseguir o FIES, é necessário atender aos requisitos básicos exigidos, que são:
• Ter renda máxima de 3 (três) salários mínimos por pessoa do grupo familiar;
• Ter feito o Enem no ano anterior, e ter obtido nota acima de 450 pontos, sendo que o estudante não pode ter zerado a redação do Enem;
• Não ter concluído curso superior;
• Possuir um fiador.
Obs: O Fiador não é exigido para os alunos que possuem bolsa parcial no ProUni, alunos que tem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, e também os que estão matriculados em cursos de licenciatura.
Contudo, esse programa não é possível para todos. Abaixo entenda quem não pode participar do FIES.

Quem não pode participar

• Alunos que estejam com a matrícula trancada no período da inscrição;
• Alunos que foram beneficiados com bolsa integral no ProUni;
• Estudantes que estão matriculados em cursos que não possuem o programa FIES;
• Pessoas que já tiveram sido beneficiados com o financiamento pelo FIES;
• Estudantes com renda per capita familiar superior a 3 (três) salários mínimos.

fies
Todos os cursos estão disponíveis pelo FIES?

O FIES está disponível somente para as faculdades que são cadastradas, com isso não são todas as faculdades privadas que fazem uso dessa modalidade de financiamento. No entanto, mesmo as faculdades que possuem o financiamento pelo FIES, pode não disponibilizar vagas para todos os cursos superiores através dele.
Lembrando que o FIES ainda não abrange as modalidades a distância. Assim, atualmente só é possível garantir o financiamento através do FIES para cursos presenciais.
Quais os cursos mais procurados do FIES?
O FIES, assim como os outros programas possui cursos muito procurados, por isso separamos os 5 (cinco ) mais procurados para você, assim caso você opte por algum desses saberá que a disputa será maior, e terá de se destacar para conseguir sue financiamento estudantil através do FIES.
Os 5 (cinco) cursos mais procurados nos últimos anos através do FIES são:
• 1° Engenharia;
• 2° Direito;
• 3° Enfermagem;
• 4° Administração;
• 5° Psicologia.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.