fies 2018 inscrição

Fies 2018: Tudo sobre as novas regras do Fies 2018

O FIES (Programa de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal e do Ministério da Educação criado para ajudar a financiar os custos da faculdade privada de estudantes de baixa renda para começar a pagar quando conseguir um emprego formal depois de formado.

Entrar na faculdade é o sonho de muitos jovens e adultos, mas nem sempre é possível ingressar em uma faculdade pública. Com o FIES, o sonho do ensino superior se tornou mais fácil, e conseqüentemente, a sua inserção no mercado de trabalho.

Veja no artigo a seguir quais são as novas regras do Fies, se vai ter Fies em 2018, como são feitas as inscrições e tudo que você precisa saber para entrar na faculdade no ano que vem.

Vai ter Fies em 2018?

Sim, vai ter Fies em 2018, com um novo modelo de contrato, para atender a públicos mais diversificados, conforme as regras que falaremos a seguir.

Regras do Fies

O FIES é um financiamento estudantil a juros baixos (de acordo com o seu perfil) para custear as mensalidades da faculdade privada em cursos presenciais.

Para ter direito ao Programa de Financiamento Estudantil (FIES) você precisa cumprir os requisitos socioeconômicos, ou seja, comprovar uma renda familiar bruta mensal de acordo com as três modalidades do programa, que entra em vigor em 2018.

  • Fies 1: taxa de juros zero, renda familiar per capta de até 3 salários mínimos e residentes no Norte, Nordeste e Centro Oeste
  • Fies 2: juros de 3%, renda familiar per capta de até 5 salários mínimos, abrangência nacional
  • Fies 3: juros indefinidos, renda familiar per capta de até 5 salários mínimos, vagas regionais e nacional

Para participar tanto do FIES quanto do Prouni você tem que tirar uma nota média mínima de 450 pontos e não pode zerar na prova de redação do ENEM (que é a prova com o maior peso). Para calcular a sua nota média do ENEM, você deve somar todas as suas cinco notas (a nota das quatro áreas de conhecimento e a nota da redação) e dividir o resultado final por cinco.

fies 2018 regras

Durante o curso, você pagará a cada trimestre um valor referente aos juros do financiamento, que será de até 10% da sua renda mensal a cada três meses, que você continuará pagando até conseguir um emprego formal depois da sua formatura. Esse período é chamado “fase de carência”, e serve para você conseguir repor o seu orçamento antes de começar efetivamente a pagar o saldo devedor (chamada “fase de amortização”).

O saldo devedor pode ser parcelado em até 3 vezes o período financiado do curso, ou seja, se você financiou o curso todo, e ele teve duração de 4 anos, você vai poder parcelar o financiamento em até 12 anos, que corresponde a 3 vezes os 4 anos de duração do curso. Esse saldo pode ser descontado diretamente do salário do estudante.

Como o FIES se baseia nas notas do ENEM, você deve ficar atento ao site do MEC onde divulgarão as datas do ENEM de 201. Se você já fez ENEM em alguma edição anterior (a partir de 2010), também pode usar a sua nota.

É importante dizer que se você optar pelo FIES, você não terá direito ao ProUni (Programa Universidade Para Todos), que oferece bolsas parciais (pagando 50% do valor da mensalidade) ou integrais para os estudantes que cumprirem os requisitos do programa.

Fies para Medicina

O curso de Medicina é o mais caro e o mais concorrido do Brasil, tanto nas faculdades públicas quanto nas privadas, mas com o Fies é possível começar a pagar o curso apenas um ano e meio depois que você se formar na faculdade, mas você precisa ficar atento ao valor máximo da mensalidade, que ainda não foi definido para o Fies 2018.

Para usar o Fies para Medicina os requisitos são os mesmos, ou seja, você precisa comprovar uma renda familiar bruta mensal de até dois salários mínimos e meio por pessoa, tirar pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do ENEM e uma nota acima de zero na redação.

Inscrições Fies 2018

Para ter mais informações e fazer a inscrição para o FIES, você precisa acessar o site do programa e usar a pessoal que você criou no ato da inscrição. Essa senha é a mesma que você vai utilizar para acessar os sites do Sisu e do ProUni (se não quiser o Fies).

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *