temas de redação enem

Temas de redação do ENEM: Qual será o próximo?

Além das provas de múltiplas escolhas em diferentes competências, o ENEM conta também com a prova de redação, cujo tema é diferente a cada ano. Como os candidatos não conhecem o tema de maneira antecipada, é preciso conhecer quais as possibilidades que podem surgir exigindo uma dissertação. Assim, entenda a seguir um pouco mais sobre os temas de redação do ENEM.

Como os temas são escolhidos?

Os temas de redação do ENEM são escolhidos baseando-se em questões atuais e de interesse da sociedade. Comumente, esses problemas também estão relacionados a uma solução prática e sistemática, que deve sempre ser sugerida durante a redação.

Os temas não são escolhidos de maneira aleatória, mas os  candidatos só conhecem o tema na hora da prova. Assim, o tema da redação serve não apenas como uma forma de identificar se o candidato sabe se expressar, mas também se ele sabe se expressar sobre qualquer assunto que seja trazido à tona.

Como é apresentado o tema do Enem?

A apresentação dos temas de redação do ENEM sempre segue o padrão, em que eles apresentam uma frase curta como o tema e também textos de apoio como referencial teórico para o candidato.

Os textos de apoio servem tão somente para que o candidato saiba do que se trata o assunto ou possa se aprofundar um pouco mais sobre o tema. Com isso, o candidato não está totalmente desassistido no desenvolvimento, já que recebe orientações de quais caminhos seguir.

Quais os temas mais comuns?

Como os interesses da sociedade mudam de maneira contínua é natural que não exista, necessariamente, um padrão de temas. Enquanto em um ano o tema pode ser sobre o desmatamento, como aconteceu em 2009, em outros anos podem ser sobre a Lei Seca, como em 2014, ou sobre a persistência da violência contra a mulher na sociedade, como em 2015.

Em geral são assuntos amplamente discutidos na mídia, nas escolas e mesmo durante o cotidiano. A intenção não é utilizar um tema muito elaborado, profundo ou complexo, mas, sim, justamente o contrário: um tema de amplo conhecimento em que cada candidato possa expor seus argumentos.

Quais os temas têm maiores chances de aparecer nos próximos anos?

Embora seja difícil prever, é bastante provável que nos próximos anos o ENEM continue a se aprofundar cada vez mais na temática de direitos humanos e fundamentais do ser humano.

Problemas internacionais, como a imigração para a Europa devido aos conflitos sírios e a crescente ameaça terrorista, também são opções principalmente para a próxima edição.

No geral, para o candidato ter mais chances de acertar os temas é preciso se manter atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo e quais são as demandas da sociedade em geral. Ao compreender isso, é possível deter um leque de opções segmentadas e que possuem mais chances de aparecer como temas de redação do Enem.

Os temas de redação do ENEM são fortemente pautados em problemas encarados pela sociedade, brasileira ou mundial, e que precisam ser discutidos com quem deseja ser o futuro do país. Assim, as questões tendem a ser muito mais contemporâneas e relevantes do que temas muito específicos e complexos.

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.