possíveis temas da redação do enem 2018

Tema da redação do ENEM 2018: Veja nossas previsões!

A prova de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a que tem o maior peso, além de possibilitar a participação do candidato em programas do Governo Federal como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o FIES (Programa de Financiamento Estudantil), e por isso é tão importante se preparar para ela.

Ao contrário das provas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, o tema da redação do ENEM não é divulgado no edital junto com o conteúdo dessas outras provas, e por isso, no artigo de hoje vamos dar dicas para que você consiga uma boa nota mesmo sem saber o tema da redação do ENEM 2018.

Data ENEM 2018

O edital do ENEM 2018 ainda não foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), mas deve ser lançado logo no início do ano, e assim que a gente souber, vai ser divulgado aqui também.


Tem dificuldades na hora de fazer a sua redação? Então conheça o curso Redação Total ENEM e aprenda de vez a produzir um bom texto!


Geralmente a prova de redação é feita no mesmo dia das provas de Linguagens e Ciências Humanas, com o tempo de duração de 05h30min, e no outro dia os candidatos têm 04h30min para fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Parece muito tempo, mas não é, e por isso você precisa estar preparado e montar uma estratégia eficiente para fazer todas as provas com tranqüilidade.

temas que podem cair na redação do enem 2018

Tema da redação do ENEM 2018

Como falamos, o tema da redação do ENEM não é divulgado no edital junto com o conteúdo que será cobrado nas outras provas, mas sabemos que pode ser qualquer coisa que tenha acontecido na política mundial, ou assuntos relevantes sobre desenvolvimento, problemas sociais, questões ambientais e outras notícias sobre o mundo contemporâneo.

É importante manter-se atualizado para a redação do ENEM lendo os jornais, vendo noticiários de TV e acompanhando as notícias em portais na internet, mas como a possibilidade de temas é quase infinita, fizemos uma lista com os possíveis temas da redação do ENEM 2018 para te ajudar.

Possíveis temas da redação do ENEM 2018

É importante dizer que essa seleção foi feita baseada nos assuntos atuais que nós julgamos ser relevantes, mas que deve servir apenas como uma base de estudos, já que ninguém fica sabendo do tema da redação do ENEM antes do dia da prova.

  • Avanços científicos e tecnológicos: A nossa rotina e a nossa saúde são influenciadas pelas criações como a energia solar, as fontes de energia limpa, o carro elétrico, aplicativos eletrônicos e medicamentos, entre outros.
  • Clima: O mundo continua atento às mudanças climáticas e como podemos diminuir os impactos que causamos.
  • Consumo e sustentabilidade: É um assunto muito atual e está “na moda”, então vale estudar sobre o agronegócio e os problemas ambientais causados pela produção e consumo.
  • Direitos do Trabalhador: A reforma da previdência e a mudança nos direitos do trabalhador rendeu discussões entre políticos, trabalhadores e empresários, e por isso pode ser o tema da redação do ENEM 2018.
  • Doenças epidêmicas: O Brasil vem sofrendo de epidemias de doenças como Zika Vírus, Chikungunya, e até a febre amarela, e vale a pena se informar sobre as formas de contaminação, tratamento e como evitar, por exemplo.
  • Empreendedorismo: Com a crise econômica e a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho, vale falar porque muitas pessoas optaram por empreender para sobreviver e manter as suas contas pagas.
  • Esportes: O Brasil sediou grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em 2018 teremos a Copa do Mundo no Japão e esse pode ser um tema.
  • Liberdade de expressão: Enquanto alguns países vem sofrendo repressão a liberdade de expressão, no Brasil, as pessoas usam as redes sociais para falarem o que pensam, causando vários problemas, e rendendo muita discussão.
  • Questões raciais: O racismo é cada vez mais um assunto de destaque, e vale a pena estudar sobre igualdade de direitos, diversidade racial e apropriação cultural, por exemplo.
  • Sistema prisional: Tivemos alguns problemas nas nossas penitenciárias, o que pode render uma boa discussão sobre possíveis soluções.
  • Violência Urbana: Importante saber os índices, estatísticas e como isso tem afetado a rotina das pessoas nas grandes cidades.

Também é importante dizer que a redação do ENEM é feita em forma de dissertação, ou seja, escrita em prosa e apresentando argumentos, comparações de dados, provas e exemplos.

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *