simulado enem

Simulado ENEM

Muitas pessoas sonham em entrar no ensino superior, buscando melhorias na sua formação com o objetivo de ganhar mais e de terem uma carreira bem-sucedida. Para passar nos vestibulares das universidades públicas e privadas é possível se utilizar a nota do ENEM. Existem muitas ferramentas que podem ajudar os candidatos a se prepararem melhor para este exame e conseguirem a realização deste sonho.

Veja, neste artigo, o que é e como fazer um simulado para se preparar para o ENEM e como tirar uma nota excelente para seu ingresso na universidade.

O que é e como fazer um simulado para o ENEM?

Criado em 1998, pelo Ministério da Educação, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) surgiu com o objetivo de avaliar os alunos do ensino médio no Brasil, ajudando a verificar falhas na estrutura educacional e no desenvolvimento de projetos para esta área.

O ENEM, atualmente, é usado como critério para ajudar na seleção dos estudantes que desejam concorrer às vagas em universidades públicas e privadas, contando com cerca de mais de 500 instituições que já utilizam este exame como forma de seleção para o ingresso no ensino superior.

Existem diversas formas de se preparar para este exame e, juntamente com os estudos, é possível se fazer simulados que ajudem na identificação de pontos em que o candidato precisa se esforçar mais para aprender e também para reforçar os conhecimentos que já foram adquiridos.

O modelo de prova do ENEM, entre 1998 e 2008, era formado por 63 questões aplicadas em apenas um dia de prova e, naquele momento, eram poucas as universidades que consideravam esta nota para o ingresso do aluno. A partir de 2009, no entanto, foi lançado um novo modelo de prova para o ENEM que conta com 180 questões objetivas em diversos temas e mais uma redação.

Veja, a seguir, algumas dicas de como funcionam os simulados e de como aproveitar esta ferramenta para seu estudo:

Faça um cronograma de estudos para os simulados:

A ideia do simulado do ENEM é ajudar o candidato a se preparar para o dia das provas. Mantenha um calendário de todos os simulados que serão realizados e encaixe no seu plano de estudos. A prova do ENEM engloba todas as matérias do ensino médio, portanto, de três anos.
Isto significa que seu planejamento deve ser adequado para não lhe sobrecarregar e também ajudar a se preparar de forma correta. A prova engloba questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Física, Química, Biologia, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias;

Faça o simulado nas mesmas condições da prova:

A ideia do simulado é ajudar na preparação técnica do candidato, mas também ajudar na preparação emocional e psicológica. Muitas pessoas estudam bastante para o ENEM, estão bem preparadas em termos técnicos, mas, no momento da prova, acabam perdendo a concentração por se sentirem pressionadas ou nervosas.
Quanto mais simulados você fizer, mas você irá se familiarizar com os tipos de questões e também com o ritmo da prova que demandará bastante atenção. Por conter muitas questões, é fundamental que o aluno fique bem preparado para o esforço físico e mental que será feito no dia da prova.

Você ainda tem alguma dúvida sobre os simulados? Deixe o seu comentário e te responderemos o quanto antes!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.