lista de espera do sisu

Lista de espera do SISU: O que é? Como funciona?

O SISU é um sistema bem completo para o acesso a vagas de universidades públicas em todo o país. O que acontece, ente tanto, é que não é raro que um candidato seja chamado e não realize a inscrição por diversos motivos. Sem a preparação, essa vaga ficaria desocupada, diminuindo o quadro de estudantes nas instituições. Justamente para corrigir esse problema é que existe a lista de espera do SISU, criada para preencher essas vagas que surgem após o período de inscrição. Por isso, continue lendo e veja quais são as principais características dessa lista.

O que é?

A lista de espera do SISU é onde ficam todos os candidatos esperando por uma vaga na qual possam se candidatar no curso escolhido. A lista de espera é um local intermediário, em que o estudante não tem qualquer garantia de ser matriculado, mas que pode ser chamado a qualquer momento.

Assim, é como se essa lista fosse uma subclassificação da classificação principal e é uma oportunidade a mais para quem não passou de primeira.

Como funciona?

De maneira geral, o funcionamento da lista de espera do SISU baseia-se na classificação como um todo. Imagine que um curso disponibiliza 80 vagas. Os candidatos com as 80 notas mais altas que pleiteiam uma vaga nesse curso estão na lista de classificação convencional.

Da 81ª em diante, todos estão na lista de espera. Assim, para o 81° ser chamado é preciso que um classificado desista ou não realize a matrícula. Já para o 90°, é preciso de 10 desistências. Quanto mais abaixo da lista de espera o candidato estiver, menores são as chances de que ele seja chamado, considerando que por maior que seja o número de desistência de matrícula, sempre há quem queira fazer o curso.

Quanto às chamadas, a lista de espera chama os novos classificados após as inscrições dos chamados na lista regular. Se alguém perder o prazo, escolher não fazer a matrícula ou não fornecer a documentação correta, perde a vaga e as pessoas da lista de espera vão sendo chamadas de acordo com a disponibildiade.

É possível ser chamado e ficar na lista de espera ao mesmo tempo?

Quando um candidato se cadastra no SISU ele precisa escolher duas opções de curso: a primeira é considerada a preferencial e a segunda é utilizada caso a primeira não esteja disponível.

Assim, pode acontecer de um candidato ficar na lista de espera do SISU para a primeira opção e ser classificado para a segunda opção. Nesses casos, a matrícula na segunda opção não é obrigatória e o candidato pode escolher permanecer na lista de espera da primeira opção.

Caso isso aconteça, entretanto, o candidato perderá o direito à sua segunda vaga, já que deixará de fazer a inscrição. Como alternativa, é possível fazer a matrícula na segunda opção e esperar pela chamada da primeira opção. Nesse caso, bastaria trancar a matrícula do curso não desejado para se inscrever naquele que é a primeira opção.

A lista de espera do SISU serve para deixar de reserva candidatos que não foram aprovados na chamada regular, mas que poderão preencher vagas que surgirão após desistência ou não realização de inscrição por parte dos classificados previamente.

Por hoje é isso pessoal! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Vamos responder o quanto antes! Até a próxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.