enem 2018

ENEM 2018: Tudo sobre o exame!

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é a porta de entrada para o ensino superior, e também para programas do Governo Federal como o Prouni (Programa Universidade Para Todos), que garante uma bolsa parcial ou integral para o estudante que cumprir os requisitos, e o FIES (Programa de Financiamento Estudantil), que é o financiamento dos custos da faculdade a juros baixos.

Tão importante quanto se preparar para o ENEM 2018 é ficar atento à publicação do edital, que além de divulgar o período de inscrição, os dias que acontecerão as provas e a divulgação dos resultados, fala sobre o que vai ser cobrado em cada matéria, e o peso de cada nota, como falaremos a seguir.

Data do ENEM 2018

Quem se inscreveu até o dia 24 de maio vai fazer a prova do ENEM 2017 nos dias 05 e 12 de Novembro. Será a primeira vez que as provas acontecerão em dois domingos seguidos, já que antes elas eram aplicadas em um único final de semana, com uma parte das provas no sábado e a outra no domingo.

A data do ENEM 2018 ainda não foi definida, mas deve ser divulgada até o final do ano, ou logo após o resultado das provas desse ano.

Esse ano, as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação do Enem 2018 acontecerão no dia 05 e no dia 12, os alunos farão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Quem vai fazer o ENEM 2018 pode se basear nessas informações para saber como vai ser o exame, mas esse artigo é apenas uma previsão, sendo o edital o documento oficial para dizer como e quando serão as provas.

enem 2018 logo

Data das inscrições do ENEM 2018

A data das inscrições do ENEM 2018 também serão divulgadas até o final do ano ou no início do ano que vem, mas as inscrições continuarão sendo feitas exclusivamente pela internet, na página do participante. Para o ENEM 2017 as inscrições foram feitas no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que foi a instituição responsável por organizar as provas, mas para 2018, o site da inscrição pode ser diferente.

Para se inscrever no ENEM 2018 o candidato precisa ter os seus documentos pessoais (RG e CPF), e informar um endereço de e-mail e telefone pessoais atualizados, além de alguns dados referentes à escolaridade e ao grupo familiar.

No ato da inscrição o candidato vai criar uma senha pessoal, que também serve para acessar os sites do MEC, como os portais do Sisu, ProUni e Fies.

Taxa de inscrição do ENEM 2018

A taxa de inscrição do ENEM 2018 ainda não foi definida pelo MEC. Em 2016 a inscrição custou R$ 68,00 e em 2017 a taxa de inscrição foi de R$ 82,00.

Para saber o valor da taxa de inscrição do ENEM 2018, fique atento ao site do MEC, para saber quando o edital com todas as informações será lançado.

Isenção taxa ENEM 2018

A partir de 2017, os estudantes cadastrados no CadÚnico, que é um programa do Governo Federal que aborda famílias com rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou de até três salários mínimos mensais de renda total da família, serão isentos do pagamento da taxa de inscrição, assim como os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública.

Para maiores informações, consulte o edital do ENEM 2018.

Provas do ENEM 2018

Como falamos, a data das provas ainda não foram divulgadas, mas é provável que as provas do ENEM 2018 aconteçam em dois domingos seguidos, como acontecerá em Novembro com a edição de 2017.

O dia que os estudantes fazem as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a redação costumam ter duração de 05h30min, e 04h30min no dia das provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Conteúdo das Provas do ENEM 2018

O conteúdo das provas do ENEM 2018 também será divulgado junto com o edital, assim como todas as outras informações referentes ao exame.

É importante olhar o edital de edições anteriores e começar a se preparar mesmo antes de saber exatamente o que vai ser pedido nas provas, e acompanhar as informações no site do MEC.

Redação ENEM 2018

A redação do ENEM é a prova de maior peso, e para ter direito aos programas como o FIES e o Prouni é preciso não zerar na prova de redação.

O tema da redação ENEM não é divulgado no edital, e pode ser sobre notícias políticas, desenvolvimento, problemas sociais, questões ambientais e outras notícias sobre o mundo contemporâneo, em forma de dissertação.

SISU 2018

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) acontece duas vezes por ano, sempre no início de cada período letivo, e você deve usar a senha cadastrada e o seu número de inscrição do ENEM para indicar as suas duas opções de curso (em ordem de preferência), com o nome do curso e a instituição de sua preferência, de acordo com os requisitos.

 

You might also like

One thought on “ENEM 2018: Tudo sobre o exame!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.