como se inscrever no enem

Como se inscrever no ENEM? Tire as suas dúvidas aqui!

O ENEM é a prova mais importante para qualquer pessoa que deseje ingressar em boa parte das universidades públicas. É por meio dessa prova unificada que os candidatos são selecionados e passam a ter direito à matrícula e por isso sua realização é tão necessária. Não sabe como se inscrever no ENEM? Então veja a seguir como fazer e tire suas dúvidas.

Cadastro no site do Inep

Para saber como se inscrever no ENEM a primeira coisa a saber é que o cadastro é realizado no site do próprio Inep. http://ENEM.inep.gov.br/

Lá, o candidato deve acessar a página de inscrição do ano correspondente e preencher todos os dados exigidos. Esses dados incluem nome, endereço, nome da mãe e documentos como CPF e carteira de identidade, além de outras informações. Saber dessa necessidade, inclusive, é indispensável porque menores de idade muitas vezes não possuem esses documentos, sendo necessário tirá-los para realizar a prova.

Além disso, o preenchimento deve ser feito com muito cuidado, porque qualquer erro de digitação ou falha causará incongruências. Na hora que os fiscais forem conferir os seus dados, se algo estiver diferente dos seus documentos você poderá ser impedido de realizar a prova.

Escolhas que devem ser feitas no momento da inscrição no ENEM

Também é na hora de se inscrever no ENEM que você deve fazer algumas escolhas em relação à prova. Uma delas diz respeito à língua estrangeira que será cobrada em sua prova. As opções incluem inglês e espanhol e essa decisão servirá para a avaliação do seu cartão de respostas.

A outra escolha, tão importante quanto, diz respeito ao local de realização da prova. Isso porque pode ser que na data da prova você esteja em um local diferente, por exemplo, e esse planejamento é importante. Apesar disso, você pode escolher apenas a cidade, já que a distribuição entre unidades de ensino onde a prova é aplicada é feita pelo sistema.

Taxa de inscrição no ENEM

De maneira geral, os estudantes estão obrigados a pagar uma taxa de inscrição que normalmente tem valor de R$ 63,00. Esse pagamento deve ser feito dentro do prazo porque, de outra maneira, a inscrição não é confirmada e a prova não pode ser realizada.

Quem estiver concluindo o ensino médio em instituição pública de ensino está automaticamente desobrigado desse pagamento. Também é possível solicitar isenção de pagamento de taxa mediante a comprovação de baixa renda. Se o pedido for aceito, o estudante fica desobrigado e tem sua inscrição automaticamente confirmada.

Acesso ao sistema

Depois de se inscrever no ENEM você terá uma senha para acessar o sistema. Esse acesso poderá ser feito dias antes da prova para imprimir o cartão de confirmação de inscrição e também após a prova.

É por meio do sistema que os alunos podem conferir suas notas e seu desempenho geral na prova e, por isso, é preciso guardar as informações de acesso.

Se você estiver na dúvida de como se inscrever no ENEM saiba que essa inscrição é feita diretamente pelo site do INEP e exige o fornecimento correto de algumas informações pessoais para a identificação da prova. Além disso, é na inscrição que você escolhe a língua estrangeira e o local de prova, mas é importante saber que a inscrição, exceto dos isentos, só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição.

Por hoje é isso pessoal! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Vamos responder o quanto antes! Até a próxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.