3 dicas (INFALÍVEIS) para se dar bem na redação do ENEM

Para aqueles que desejam ingressar numa universidade pública ou privada e que querem conquistar uma carreira de sucesso, o ENEM pode ser uma ótima maneira de aumentar suas chances. Mas, para tanto, você precisa se preparar de forma adequada para conseguir boas notas na prova.

Veja, neste artigo, como se dar bem na redação do ENEM e melhorar suas perspectivas de entrar para uma universidade.

Como se dar bem na redação do ENEM?

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino médio no Brasil. Atualmente, a nota desta prova pode ser usada para auxiliar na seleção dos novos alunos para os cursos superiores de diversas faculdades e universidades públicas e privadas.

Uma das partes mais importantes da prova do ENEM é a redação que pode ajudar bastante na composição da nota final. Veja, a seguir, algumas dicas para se dar bem na redação do ENEM:

Leia toda a prova antes de iniciar a redação:

A primeira coisa que deve ser feita pelo candidato é a leitura cuidadosa de todos os itens da prova de redação, ajudando no entendimento do tema, verificando-se as possibilidades de argumentos e teses que serão construídos a partir do assunto definido e também ajudando na busca por outras informações que possam vir a contribuir com a dissertação.

Monte um rascunho inicial:

Para ajudar na montagem final da redação, faça primeiro um rascunho sobre o tema. A construção do rascunho deve ser feita já com a linha de pensamento que o candidato irá utilizar para defender seu ponto de vista. Defina os argumentos e o tipo de abordagem que será feita para apresentar sua tese, separando as ideias principais dentro do rascunho. Este não é o momento de se preocupar com gramática ou com edição, apenas escreva suas ideias.

A estrutura básica de uma dissertação deve seguir o seguinte:

  1. Introdução – faça uma apresentação do tema de forma sucinta e breve, deixando claro qual será a tese defendida ao longo do texto.
  2. Desenvolvimento – nesta etapa você irá juntar os argumentos e ideias que dão base para a sua tese apresentada anteriormente, sempre mantendo uma linha de raciocínio dentro do tema da redação. Procure escrever o suficiente para apresentar seu ponto de vista, sem exagerar.
  3. Conclusão – esta parte da redação deve juntar o que foi inicialmente apresentado na introdução com os principais argumentos, acrescentando-se alguma informação que seja relevante, se for o caso. O final da redação deve deixar claro qual é a solução proposta para o problema.

Faça a revisão e a edição do texto:

Agora, você deverá ficar atento a toda a estrutura da redação, focando na correção gramatical, na organização do texto para que tenha objetividade e coerência com o tema. Sempre procure retirar palavras que você tenha alguma dúvida na grafia e frases que pareçam soltas e sem sentido. Deixe o texto o mais claro possível. Por fim, passe o texto a limpo, sempre respeitando as regras quanto ao tamanho e ao local onde deverá ser escrita a redação.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *