como recuperar a senha do sisu site

Como recuperar a senha do Sisu: Veja o passo a passo!

Quem se inscreveu para fazer o ENEM 2017 vai fazer as provas nos dias 5 e 12 de Novembro, e logo o MEC (ministério da Educação) vai divulgar o edital do ENEM 2018, e por isso, você precisa saber tudo sobre o Sisu, que é um sistema informatizado onde as instituições públicas de ensino superior disponibilizam as suas vagas aos estudantes que fizeram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e tiraram uma nota diferente de zero na redação.

No artigo de hoje vamos explicar como recuperar a senha do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para que você não perca o prazo de inscrições e consiga ingressar logo no curso de ensino superior de sua vontade.

Como recuperar a senha do Sisu

Quem vai fazer a prova do ENEM 2017 agora em Novembro se inscreveu em Maio, e no ato da inscrição, criou uma senha no sistema. Essa senha é a mesma para usar tanto no sistema do Sisu, quanto para participar de programas do Governo Federal como o ProUni (Programa Universidade Para Todos) e o Fies (Programa de Financiamento Estudantil), que também consideram o resultado da sua prova do ENEM.

É importante se certificar de que lembra a sua senha antes do período de inscrições do Sisu 2018, para não perder tempo ou correr risco de perder o prazo. Caso não lembre da senha cadastrada (ou o número de inscrição do ENEM 2017), você poderá recuperá-la no site do ENEM (que foi o órgão responsável pelas inscrições e aplicação das provas do ENEM 2017). Depois, basta clicar em “esqueci minha senha”, informar o seu CPF e data de nascimento e esperar o email com as instruções para trocar a senha.

perdi minha senha do sisu como recuperar

 Como funciona o Sisu 2018

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) tem algumas vagas reservadas em cursos de graduação em universidades, institutos de tecnologia e centros tecnológicos federais e estaduais, e o aluno usa a nota do ENEM e a senha cadastrada para se candidatar a duas opções de curso (em ordem de preferência), informando o nome do curso e a instituição de sua preferência.

Algumas instituições e/ou cursos exigem uma nota mínima no ENEM, e caso a sua nota seja inferior, você será avisado no ato da inscrição, para poder selecionar outra opção. Lembrando que o programa também disponibiliza a Lei de Cotas do Sisu 2018, que reserva 50% das vagas a estudantes que concluíram todo o ensino médio em escolas da rede pública.

Dependendo da sua nota de corte, você pode ser selecionado para a primeira opção, ficar na lista de espera ou ser reprovado. As notas de corte do Sisu 2018 serão atualizadas durante o período de inscrição, permitindo que o candidato analise sua classificação parcial para cada curso, e possa alterar as suas quantas vezes precisar.

Como os candidatos aprovados precisam se matricular na faculdade escolhida dentro do prazo determinado, você pode optar por ficar na fila de espera para a sua primeira opção, mesmo que não tenha sido selecionado inicialmente. Caso as vagas não sejam preenchidas por causa de desistências, quem está na fila de espera vai sendo chamado.

Inscrições Sisu 2018

As inscrições para o Sisu acontecem duas vezes por ano, sempre no início de cada período letivo, então no final de Janeiro (provavelmente no dia 23, com término previsto para o dia 26 seguinte) quem fez o ENEM 2017 poderá se inscrever, usando a senha cadastrada no ato da inscrição e o número de inscrição no ENEM.

Quem perder a inscrição em Janeiro ou não for selecionado (por conta da quantidade de vagas, nota de corte e outros requisitos), poderá se inscrever no segundo semestre, no final de maio, usando a nota e o número de inscrição do ENEM 2017.

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site do Sisu e não existe taxa de inscrição.

Prova do ENEM 2018

O edital do ENEM 2018 ainda não foi divulgado, por isso, ainda não sabemos as datas de inscrição e das provas, o valor da taxa de inscrição ou o conteúdo das provas, mas assim que o MEC divulgar as informações, nós vamos postar aqui no site também.

Você também pode ficar atento ao site do MEC para saber assim que o edital do ENEM 2018 for lançado.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *