Vestibular ITA Logo

Vestibular ITA: Saiba como se inscrever, informações sobre a prova e mais!

Localizado em São José do Campos, o Instituto de Tecnologias Aeroespaciais – ITA, faz parte do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e passar no seu vestibular não é moleza. O vestibular ITA é considerado uns dos mais concorridos do país.

Vestibular ITA Prova

O  processo seletivo para selecionar os alunos que irão ingressar no ITA é dividido em duas etapas, na primeira o aluno passará pelo exame de escolaridade.

O exame de escolaridade é formado por uma prova composta por física, química, inglês, matemática e português.  Esse exame é equiparado ao vestibular no ITA e é elaborado com questões de múltipla escolha, questões dissertativas e redação.

A divisão das matérias, tipos e números de questões ficam assim:

  • Provas de matemática, física e química: 20 questões de múltipla escolha e dez questões dissertativas, por matéria.
  • Prova de Português: 20 questões de múltipla escolha e uma redação.
  • Prova de inglês: Vinte questões de múltipla escolha.

As provas do ITA são divididas em 4 dias diferentes e geralmente elas são separadas em um dia para física, um dia para português e inglês, um dia para matemática e um dia para física, todas com horários que vão das 8:00 as 12:00 horas.

Na segunda etapa do vestibular ITA o aluno passará por uma inspeção de saúde que avaliará as condições de saúde dos candidatos, com exames clínicos, laboratoriais e toxicológicos, definidos pelo comando da aeronáutica.

A inspeção de saúde tem caráter eliminatório e é obrigatório a todos os candidatos que passaram na primeira fase do processo seletivo.

Inscrição

Para realizar a inscrição no vestibular ITA, o aluno deve fazer-lo no ano anterior ao ano em que pretende entrar no instituto. Por exemplo, para os alunos de 2018, a inscrição foi realizada de agosto a setembro de 2017.

Por isso caso esteja pensando em entrar no ITA no ano de 2019, você deve ficar atento ao período de inscrição no ano de 2018, normalmente ele sempre se inicia no mês de agosto.

Vestibular ITA alunos estudado em sala de aula

Vestibular ITA Conteúdo

Com conteúdo de matérias bastante extenso, o instituto disponibiliza aos seus futuros alunos um arquivo com toda a matéria detalhada que irá ser exigida durante o vestibular.

Para ter acesso ao conteúdo completo que é exigido no vestibular ITA é fácil, basta você acessar o site www.vestibular.ita.br e clicar no link “Programa de Matérias” localizado no menu superior do site.

Será exibido um arquivo PDF com o programa do exame de escolaridade para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, referente ao ano vigente do vestibular.  

Cursos

Para aqueles que pretendem ingressar em um curso de engenharia no ITA, o instituto possui 6 modalidades desse curso. Para o vestibular 2018 possui vagas para:

  • Engenharia Aeroespacial  – 18 vagas
  • Engenharia Aeronáutica – 18 vagas
  • Engenharia Civil-Aeronáutica – 18 vagas
  • Engenharia De Computação – 20 vagas
  • Engenharia Eletrônica – 18 vagas
  • Engenharia Mecânica Aeronáutica – 18 vagas  

As vagas dos cursos do vestibular ITA são divididas em duas categorias, as que são destinadas aos candidatos não optantes ao quadro de oficiais engenheiros (85) e as destinadas aos optantes a oficiais (25).

É difícil?

O ITA é conhecido nacionalmente pela alta qualidade dos cursos de engenharia que são ofertados, e para passar na prova desse vestibular não é tarefa fácil, a concorrência é grande e o conteúdo de matérias é extenso.

Para se ter uma noção do grau de dificuldade do vestibular ITA, usaremos como base estatísticas do vestibular do ano de 2017:

  • Número de candidatos inscritos: 12.484
  • Numero de candidatos inscritos e concorrência por curso:
  • Engenharia Aeroespacial  – 2.570 / 142 candidatos por vaga
  • Engenharia Aeronáutica – 2.957 / 164 candidatos por vaga
  • Engenharia Civil-Aeronáutica – 1.429 / 79 candidatos por vaga
  • Engenharia De Computação – 1.990 / 99 candidatos por vaga
  • Engenharia Eletrônica – 1.172 / 65 candidatos por vaga
  • Engenharia Mecânica Aeronáutica – 2.366 / 131 candidatos por vaga

Pela concorrência no vestibular 2017 é perceptível que passar no vestibular ITA exige bastante estudo e dedicação aos seus candidatos, a média de nota para aos alunos convocados na 1º chamada do vestibular 2017 ficou em 70 pontos.

Porém, se esse é seu sonho, não é impossível. Basta se dedicar aos estudos que o êxito é certo. Inclusive existem cursinhos específicos para quem quer ingressar no ITA, eles podem ajudar bastante.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *