Teste vocacional: Saiba como descobrir a profissão que combina com você!

Na hora de decidir os rumos da vida profissional, muitos jovens, e as vezes até mesmo alguns adultos, veem um grande obstáculo. São noites mal dormidas, stress, e ainda tem as pressões familiares e psicológicas. A fim de diminuir essa tensão e auxiliar na escolha da profissão foi criado o teste vocacional.

O que é teste vocacional?

Teste vocacional é direcionado para quem ainda não tem certeza de qual é a sua vocação, nem qual profissão seguir, ou para quem já se decidiu mas ainda quer ter uma confirmação para saber se está no caminho certo. É um teste para avaliar o indivíduo, auxiliando-o para ir em busca da profissão que mais encaixa em seu perfil. O teste vocacional é rápido e fácil. Com a praticidade da internet pode ser realizado por qualquer pessoa que desejar e em qualquer lugar, podendo ser grátis ou através de um pagamento ao profissional que o realizar.
Ao fazer o teste vocacional a pessoa responde a um questionário com perguntas que exploram seus objetivos, suas habilidades e suas preferências para apontar em qual grupo de profissão a você possui mais aptidão e obterá mais sucesso, já que para ser um bom profissional o essencial é escolher algo que combine com seu estilo de vida e te faça feliz.

teste vocacional

Teste Vocacional: Para que serve?

Com tantas possibilidades de profissões, fica difícil saber qual combina mais com você, alias é uma decisão para a vida toda, ou pelo menos para boa parte dela. Para auxiliar na hora de tomar a decisão de qual profissão seguir é que foi criado o teste vocacional, que tem a intenção de indicar, após a pessoa responder a um questionário, qual profissão tem mais o seu perfil.
O teste vocacional também serve para profissionais que já estão no mercado de trabalho, contudo, não se identificam mais com a profissão que escolheu exercer. Assim eles podem optar por fazer o teste vocacional, a fim de mudar de carreira.
Existem vários tipos de testes vocacionais, sendo alguns presenciais onde as pessoas vão em um lugar específico e com a ajuda de um profissional, geralmente da área da psicologia, responde a um questionário e faz alguns pequenos testes, e no final o avaliador dirá quais as áreas são mais “a cara” do indivíduo. O outro tipo de teste é mais simples, porém não menos eficiente. Ele é realizado na internet, sem precisar sair de casa, e é o mais comum para quem tem pressa em saber qual a sua vocação, ou não se encontra em uma cidade onde tem acesso ao teste vocacional presencial.

Teste vocacional online

Com a grande acessibilidade que a internet oferece, o teste vocacional online tornou-se o mais comum e o mais utilizado pelas pessoas que estão em busca de uma carreira, mas ainda não sabem o que seguir. Eles são realizados na internet.
Através de uma pequena busca por “teste vocacional” aparecem inúmeros respostas na rede, com isso você só precisa escolher qual deseja fazer, ou pode optar para fazer mais de um. Ao acessar o link de sua preferência e clicar em “iniciar teste” você terá acesso a um questionário com cerca de 20 a 30 perguntas (dependendo do site) para responder, após respondidas todas as perguntas é só clicar em “ terminar teste” e em alguns segundos você será direcionado a uma outra tela onde estará o resultado do seu teste vocacional, com algumas profissões que mais se encaixam em seu perfil.
Na internet existe desde teste vocacional simples que são realizados em alguns minutos, como outros mais elaborados que são feitos em mais tempo e com um número maior de perguntas, para identificar cada pequena característica da pessoa.

teste vocacional

Teste vocacional presencial

O teste vocacional é uma excelente forma de descobrir mais sobre você e sobre quais são suas aptidões, principalmente o teste vocacional presencial, pois nele você tem um contato maior com quem elaborou o teste, assim é possível analisar sua reação diante de cada pergunta.
O teste vocacional presencial é realizado por um psicólogo especializado, e pode ser realizado em uma única sessão que dura cerca de 60 min, ou em várias sessões, variando de pessoa para pessoa. Contudo, o teste vocacional presencial não é tão fácil de encontrar, geralmente restringem-se as grandes cidades e possui muitas vezes um preço alto que não são todas as pessoas que estão dispostas a pagar, por isso o teste vocacional presencial não é acessível a todos os públicos.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.