prouni e fies

Prouni e Fies: Qual a diferença entre eles?

Tanto o Prouni (Programa Universidade Para Todos) quanto o Fies (Financiamento Estudantil) são programas criados pelo Governo Federal para que estudantes de famílias de baixa renda tivessem a oportunidade de ingressar no ensino superior em instituições privadas, possibilitando a realização do sonho da graduação e a inserção no mercado de trabalho.

Nesse artigo vamos falar se você tem direito ao Prouni ou ao Fies e qual a diferença entre eles. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre esses dois programas.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade Para Todos) é um programa do Governo Federal criado em 2004 para proporcionar aos estudantes de baixa renda a oportunidade de fazer uma graduação em instituições particulares através de bolsas de estudo, que podem ser parciais ou integrais.

A legislação do Prouni 2017 define que os estudantes que tem uma renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa podem se candidatar às bolsas parciais e pagar apenas 50% do valor da mensalidade, e aqueles que tem a renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa podem concorrer às bolsas integrais, ou seja, poderão estudar sem precisar arcar com os custos da mensalidade.

Para ter o direito ao Prouni você vai precisar comprovar a condição socioeconômica da sua família, além de cumprir os outros requisitos, que são:

  • Ter cursado o ensino médio (completo ou parte dele) na rede pública ou ter estudado em colégio da rede particular como bolsistas integral; e
  • Ter tirado uma nota média mínima de 450 pontos no Enem 2016 e uma nota maior que zero na prova de redação. Para calcular a sua nota média do Enem você precisa somar todas as suas cinco notas (a nota das quatro áreas de conhecimento e a nota da redação) e dividir o resultado da soma por cinco.

Você também tem direito ao Prouni se tiver algum tipo de deficiência ou se for professor de rede pública em atividade e quiser fazer algum curso de licenciatura ou pedagogia. Os professores são os únicos que não precisam apresentar comprovação de renda.

A seleção para o Prouni acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada período letivo, então, fique de olho no site oficial do Prouni para saber quando você precisará fazer a inscrição para o segundo semestre de 2017.

É importante dizer que se você for bolsista integral ou parcial do Prouni você não poderá solicitar o FIES, estando sujeito a perder os direitos adquiridos. Você também pode perder a sua bolsa por qualquer outra irregularidade na documentação ou por não ter um aproveitamento mínimo de 75% nas provas, entre outros motivos que você deve verificar no site do programa e ficar atento.

fies e prouni

FIES

O FIES (Financiamento Estudantil) também é um programa do Governo Federal e do Ministério da Educação para financiar a juros baixos (6,5% ao ano) os estudos de nível superior de estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas em cursos presenciais, e também consideram a nota média do ENEM como um requisito para a aprovação.

Assim como acontece no Prouni, você também precisa ter tirado uma nota média mínima de 450 pontos no Enem (em edições a partir de 2010) e uma nota maior que zero na prova de redação para ter direito ao FIES, e também deve comprovar que a sua renda bruta familiar é de até dois salários mínimos e meio por pessoa.

Durante o curso, você pagará trimestralmente um valor referente aos juros do financiamento. Esse valor será de até R$150 a cada três meses, que você também pagará pelos 18 meses seguintes à conclusão do curso, que é chamado de fase de carência, que serve para você repor o seu orçamento. Após o término da fase de carência tem a fase de amortização, que é quando você efetivamente vai começar a pagar o saldo devedor, que pode ser parcelado em até 3 vezes o período financiado do curso. Exemplo: Se você financiou o curso todo, que teve duração de 4 anos, você poderá parcelar o financiamento em até 12 anos (3 vezes o período de duração do curso).

Para ter mais informações e saber como e quando você deve se inscrever no FIES, você precisa acessar o site do programa em http://sisfiesportal.mec.gov.br.

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.