pdde interativo

PPDE Interativo: Como funciona e quais as vantagens?

Administrar uma instituição de ensino não é tarefa fácil, mas é ainda mais complicado quando se trata da rede pública do Brasil. A escassez de recursos e a educação deficiente necessitando de reparos todo o tempo fazem com que a gestão se torne um verdadeiro desafio. Para cumprir essa missão do jeito certo o ideal é investir em qualificação e pensando em formas de facilitar a vida dos gestores de escolas Brasil a fora é que foi criado o PDDE Interativo. Assim, veja a seguir do que se trata, como funciona e quais as vantagens.

O que é o PDDE Interativo?

O PDDE Interativo é uma ferramenta que tem como máximo objetivo auxiliar a gestão escolar em busca de uma educação com mais qualidade.

A plataforma e algumas de suas funcionalidades e mudanças são construídas de maneira colaborativa, ou seja, conta com a participação e ajuda dos maiores interessados: os gestores de instituições de ensino.

Como funciona?

Essa plataforma é feita da escola e para a escola e tem como principal função garantir que a gestão de escola siga um planejamento bem estruturado e focado em resultados.

Isso garante uma melhor utilização dos recursos e melhor desempenho em avaliações em geral, o que faz com que a qualidade do ensino aumente.

Embora seja voltado para os gestores de escola, não é preciso possuir nenhuma qualificação específica. Entretanto, faz-se necessário que todas as orientações dadas para cada etapa sejam seguidas para que os resultados possam ser obtidos.

A ferramenta está disponível apenas para as escolas públicas de todo o país e algumas possuem prioridade em relação a outras como parte de um plano de educação maior.  

Para participar da plataforma é preciso solicitar a participação. Isso é necessário para garantir que somente pessoas interessadas e qualificadas utilizem o sistema em geral.

No cadastro, é preciso informar dados como CPF, nome, estado, tipo de instituição – federal, municipal ou outros – e também de qual instituição se trata.

Com essa definição é preciso informar também a unidade orçamentária e gestora, além de sua função e qual o perfil desejado para participar da plataforma.

Quais as vantagens?

Com as recentes mudanças e atualizações realizadas na plataforma do PDDE Interativo em 2015 deixou de ser exigida a realização de cursos presenciais para uso da plataforma porque ela ficou mais intuitiva e mais completa. Isso, portanto, leva a menos burocracia para a melhora da gestão.

Falando em melhora da gestão, essa é outra entre as principais vantagens. Com ajuda de um planejamento e de metodologias específicas, é mais fácil gerir a escola e garantir que ela consiga driblar os desafios da educação pública brasileira.

No final, a educação se torna mais integrada e mais ampla, oferecendo mais qualidade e também mais oportunidades para as instituições que utilizem esse modelo de gestão. Não menos importante, há a redução de improbidades administrativas e de problemas relacionados à má gestão ou desvio de recursos.

O PDDE Interativo é uma plataforma indispensável para gestores de escolas da rede pública. Com uma série de procedimentos, orientações e planejamentos, é mais fácil lidar com todas as exigências que um cargo de gestão de uma escola pública brasileira exige. Isso leva a uma educação pública de mais qualidade e uso correto dos recursos destinados para a educação.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.