Mudar de faculdade

Mudar de faculdade: Vale a pena? Saiba as regras e vantagens!

Durante a graduação, a maioria das pessoas são cometidas com diversas dúvidas. Se elas estão no curso certo, se o investimento está valendo a pena ou se deve mudar de faculdade. Todos esses questionamentos são normais e a maioria dos estudantes passam por eles.

Mudar de faculdade é uma dúvida cruel, principalmente, se sua intenção é mudar do curso presencial para um curso EAD ou vise e versa.

Se você anda se perguntando se vale a pena, esse texto irá sanar todas as suas dúvidas.

Mudar de faculdade EAD para presencial

Se você pensa em trocar de curso EAD (Curso a Distância), saiba que é possível trocar entre cursos EAD na mesma instituição, cursos em instituições diferentes e curso EAD para presencial.

Não importa qual o motivo que te levou a querer mudar de curso, seja por situação financeira, o curso não atendeu suas expectativas ou porque você acredita que sairá melhor em outra modalidade. O processo de transferência de curso é muito simples, com a documentação correta, você não precisará passar por outro vestibular.

É possível fazer uma transferência de curso EAD para curso presencial, seja na mesma instituição ou em uma instituição diferente, desde que a documentação esteja em dia e haja vagas.  O processo é muito parecido ao das transferências internas e externas.

Para que você consiga eliminar disciplinas já cursadas, o processo depende do programa de disciplinas do curso que você está matriculado e do seu curso de destino.   A aprovação para que você elimine disciplinas já cursadas, depende da coordenação do curso em que você pretende se matricular.

O processo seletivo para transferência de curso EAD para presencial, muda bastante de instituição para instituição.  Você precisa ficar antenado no calendário acadêmico da instituição que você pretende transferir, checar as exigências de vagas e confirmar a documentação requisitada para fazer a transferência.

mudar de faculdade a distânciaVale a pena ?

O ensino a distância cresceu muito no Brasil nos últimos 10 anos. O censo da educação mostrou que existem mais de um milhão e meio de estudantes brasileiros matriculados em cursos EAD.

Se vale ou não a pena transferir de curso EAD para um curso presencial, é uma opção muito pessoal. São vários motivos que devem ser colocados na balança, ambos os cursos possuem seus pós e contras.

A vantagem de fazer uma faculdade EAD, é a comodidade de estudar em casa, horários flexíveis e mensalidades mais baratas.   Porém, a dúvida sobre essa modalidade fora do tradicional de ensino é comum nos estudantes e muitos se questionam se vale a pena investir em uma faculdade EAD.

Fazer uma faculdade a distância pode ser uma ótima opção para algumas pessoas e uma decisão não tão boa para outras. Tudo depende de qual é o seu perfil como estudante, de quais são seus objetivos pessoais e profissionais.

É importante lembra que o EAD, apesar de ser ensino a distância, também possui encontros presenciais.  O curso não é feito totalmente online, isto porque o MEC faz algumas exigências para que o curso realize encontros presenciais para provas finais, estágios e aulas práticas.

Na maioria dos casos, quase todo o curso é feito a distância e o aluno só precisa comparecer à universidade para provas finais e apresentação do trabalho de conclusão de curso.

vale a pena mudar de faculdadePode mudar de faculdade devendo mensalidade?

Esse critério fica de acordo com cada instituição, porém, com certeza, nenhuma instituição aceitará que o aluno mude de curso devendo. A instituição de sua origem irá contatar a instituição de destino e você, provavelmente, terá sua transferência negada.

Se você deseja fazer uma transferência de curso, certifique-se que todas as suas mensalidades estão em dia.  Com dívidas, essa transferência será dificultada.

Posso continuar no mesmo semestre?

Para mudar de faculdade e ficar no mesmo semestre, o processo depende muito da compatibilidade curricular entre os dois cursos.  Como já citamos, ao fazer o pedido de transferência entre duas universidades, você precisa entregar o seu histórico escolar de sua instituição de origem para instituição de destino.

A coordenação da nova instituição avaliará suas ementas e eliminará as disciplinas que já foram cursadas. Muitas pessoas acabam atrasando um semestre ou dois devido a incompatibilidade curricular.

Algumas disciplinas podem ter sido a mesma em ambas instituições, mas se o nome da disciplina vier diferente no histórico, isto pode causar dificuldades para que ela seja aceita pela nova instituição.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *