mudar de curso

Mudar de curso: Vale a pena? Quais as regras? Saiba aqui!

Escolher uma profissão para exercer pelo resto da vida não é uma tarefa fácil. Ainda muito jovens, quando estamos na fase do vestibular, somos desafiados a escolher o que faremos pelo resto da vida.  Se você já sabe o que quer ser pelo resto da vida aos 17, considere-se um afortunado. Para muitos, essa fase é angustiante de deprimente.

Mudar de curso se torna um dilema na vida de muitos universitários, se o curso não está se encaixando com o perfil ou se a área escolhida não é o que ele pretendia.

Se você está vivendo esse dilema, acompanhe esse post que vamos falar o que você precisa levar em consideração antes de trocar de curso.

Pelo FIES

Alunos que cursam a faculdade pelo crédito estudantil costumam se perguntar se é possível fazer a transferência de curso sem perder o financiamento.  Sim, é possível transferir e continuar com o crédito.

Há algumas restrições e exigência para mudar de curso pelo FIES, por exemplo, para mudar de curso, o aluno deve permanecer na mesma instituição de ensino e para mudar de instituição, o aluno deve permanecer no mesmo curso.

Para mudar de curso, o aluno não pode ultrapassar 18 meses no curso matriculado, a partir disso, já não é mais possível pedir transferência de curso, somente de universidade.  Para mudar de universidade, a instituição precisa ser aprovada pelo MEC e ser parceira do FIES.

Mudar de curso Pelo Prouni

Muita gente se pergunta se um bolsista do Prouni pode mudar de curso, a resposta é: sim! É possível fazer transferência de curso ou de universidade sendo bolsista do Prouni, sem perder a bolsa.

Se você é bolsista do Prouni e está pensando em mudar de curso, basta seguir alguns passos.

Escolha o curso que você deseja mudar e verifique se ele participa do Prouni. Para que você não perca sua bolsa, o curso que você deseja transferir precisa ser em uma faculdade filiada ao Prouni.  Para se certificar de que a universidade e o curso fazem parte do Prouni, acesse o site de consulta do Prouni.  Vá em procurar por instituição e escreva o nome da universidade que você deseja.

A lista de cursos da instituição que fazem parte do Prouni irá aparecer. Procure se o curso que você deseja faz parte do Prouni, se não encontrar, entre em contato com a secretaria do curso para saber se eles aceitam alunos do Prouni.

Procure saber se há vagas para bolsista na faculdade para qual você quer ser transferido.  Para isso, procure a secretaria do curso que você deseja fazer a transferência e entregue toda a documentação exigida. Acompanhe o processo de transferência, cada universidade possui o critério próprio.    Todo o procedimento de transferência é gratuito.

mudar de curso pelo prouniPode mudar várias vezes pelo Prouni?

O aluno pode mudar de curso várias vezes pelo Prouni, porém nem todas as instituições possuem vagas para o mesmo curso e semestre. Além disso, é sempre importante verificar as regras do Prouni e também de cada instituição de ensino.

Pode mudar de curso e Faculdade?

Sim, desde que o curso e a faculdade façam parte do Prouni, o aluno pode pedir transferência. Basta seguir os mesmos passos que citamos anteriormente.  Fazer o procedimento para outra instituição é um pouco mais complicado, pois cada instituição possui seu processo seletivo.

Já para mudar de curso na mesma instituição o procedimento é mais simples, e basta procurar a secretaria do curso.

Vale a pena?

Muita gente acaba ingressando em algum curso pela pressão da família, pela exigência de entrar logo na faculdade e trazem consigo muitas dúvidas. Por isso, durante o curso surge muitos questionamentos. Era isso que eu realmente queria? Esse curso me faz feliz?

Antes de tomar uma decisão de mudar de curso, analise os pontos positivos e os negativos. Faça uma lista com todos os pontos que você considera importante, essa balança é muito importante para você enxergar suas perspectivas e expectativas com o curso escolhido.

Faça a mesma lista em relação ao curso que deseja mudar, isto irá clarear sua visão antes de tomar uma decisão.

Pesquise muito sobre o curso que você deseja mudar, reúna todas as informações que puder antes de mudar de curso.  Verifique sobre carga-horária, preços e se há o curso em sua universidade.  Para não correr o mesmo risco de se arrepender, certifique-se de que você sabe para onde está indo

vale a pena mudar de curso?

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.