faculdade nos estados unidos

Faculdade nos Estados Unidos: Saiba tudo o que é preciso para ingressar!

Estudar no exterior é o sonho de muita gente, seja para fazer um intercâmbio temporário, um curso de inglês ou mesmo uma graduação. Todo mundo já imaginou, pelo menos uma vez na vida, como seria a vida de estudante em outro país.

A boa notícia é que esse sonho é uma realidade cada vez mais próxima.  Estudar no exterior está cada vez mais acessível e existem milhares de bolsas de estudos disponíveis. Para a maioria dos brasileiros, os Estados Unidos é o país alvo. Muita gente quer ir para a terra do tio Sam para aprender inglês ou mesmo fazer uma faculdade ou pós-graduação.

Se você tem esse sonho de ir estudar nos Estados Unidos, esse texto foi feito para você.

Fizemos uma pesquisa sobre tudo que você precisa saber para ingressar em uma faculdade nos Estados Unidos. Então, aperte o cinto e embarque nessa viagem.

Como funciona

A primeira coisa que você precisa ter em mente antes de fazer faculdade nos Estados Unidos é que você precisa atender alguns requisitos.Como por exemplo, ter proficiência na língua inglesa. Outro ponto importante é ter um bom histórico escolar, as universidades americanas exigem muito que o aluno tenha um bom histórico durante o High School, nosso ensino médio.

Confira as principais exigências para ingressar em uma universidade americana.

Encontre sua faculdade de interesse

Primeiro, procure qual instituição e curso você deseja ingressar nos Estados Unidos. Pelo próprio site das instituições é possível checar todos os requisitos exigidos, cada instituição possui um processo de seleção próprio.

Faça exame de proficiência

O requisito básico para fazer faculdade nos Estados Unidos é o domínio da língua inglesa, todas as faculdades e universidades irão requerer que o candidato apresente o domínio da língua ao nível de acompanhar um curso de graduação. O candidato deve apresentar um exame de proficiência que comprove o nível de inglês desejado pela universidade.

As universidades possuem seus próprios critérios em relação ao idioma. Os exames de proficiência que as universidades mais exigem são o TOELF and IELTS.  O aluno deve se aplicar para um desses exames antes de se inscrever em uma universidade americana.

Preste o SAT

Parecido com o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), nos Estados Unidos existe o SAT (Scolastic Assesment Test) que é uma prova de aptidão escolar para certificar que o aluno domina matérias básicas antes de ingressar na faculdade.

Tanto americanos como estudantes internacionais precisam prestar o SAT.  Ao contrário do ENEM, no SAT você não precisar fazer prova de todas as disciplinas, por exemplo, se você que estudar engenharia, você só precisará fazer prova de matemática, física e química.

faculdade nos estados unidosÉ de graça?

Nos Estados Unidos existe faculdade pública, porém, diferente das universidades federais do Brasil, o aluno precisa pagar para estudar, muitas vezes, mais caro do que as privadas.  É bom ressaltar que a melhores universidades americanas são privadas como Havard, MIT, Yale e etc.

Para estudar de graça nos Estados Unidos, o aluno deve concorrer a uma bolsa de estudos. Universidades públicas e privadas oferecem um grande número de bolsas para americanos e estrangeiros. Para ser contemplado com uma bolsa o aluno deve apresentar excelentes rendimentos acadêmicos.

Curso de medicina

O ingresso em medicina nos Estados Unidos é totalmente diferente do Brasil. Primeiro, nos EUA o curso de medicina é somente pós-graduação. O aluno deve fazer 4 anos de disciplinas relacionadas a medicina, como química, biologia e etc. Em algumas faculdades existe o curso  pre-med e só então, ele poderá ingressar em uma especialização na Med-school.

Curso de Engenharia

Para cursar engenharia nos Estados Unidos o processo é parecido com o de medicina. O estudante não entra em uma engenharia específica como são as faculdades no Brasil. Primeiro o aluno entra em um ciclo básico de 3 a 4 anos com disciplinas de exatas e depois escolhe em qual engenharia se especializar.

Faculdade nos Estados Unidos Vale a pena?

Essa é uma decisão muito pessoal. Fazer faculdade no exterior sempre há pós e contras. Se você for fazer faculdade nos Estados Unidos e pretende morar no Brasil, você precisa ter em mente que após o curso você terá que revalidar o seu diploma.

O investimento para se graduar nos Estados Unidos também é muito alto. Mas há suas vantagens, como estudar em umas das melhores universidades do mundo, viver imerso em uma outra cultura e aprimorar muito o inglês. Esses diferenciais podem te destacar no mercado de trabalho.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.