curso de necropsia

Curso de necropsia: “O dom de cuidar de quem se foi”

O slogan de um dos cursos de necropsia diz que o profissional que trabalha nessa área tem “o dom de cuidar de quem se foi”.

Dependendo do curso de necropsia que você fizer, pode trabalhar como técnico ou auxiliar, tanto na rede privada quanto ingressar em um concurso público e ter a estabilidade financeira e profissional que todo mundo deseja.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre esse curso, o que você vai aprender nele, como é o mercado de trabalho e onde você pode trabalhar, além de informar onde tem o curso de necropsia nas principais capitais do Brasil.

Conteúdo do curso de necropsia

O conteúdo do curso de necropsia pode variar um pouco de instituição para instituição, e também de acordo com o título (auxiliar ou técnico), assim como acontece com os cursos de graduação e pós graduação, mas existe uma carga horária mínima que as instituições precisam obedecer, assim como um conteúdo básico, para preparar os alunos para o mercado de trabalho.

Durante o curso de necropsia o aluno aprende a:

  • identificar (ou auxiliar) o cadáver;
  • fazer o exame cadavérico;
  • Fazer a abertura, evisceração e fechamento dos corpos;
  • executar e acompanhar as exumações;
  • coletar material biológico e amostras viscerais para exames de laboratório;
  • conservar e embalsamar os corpos;
  • identificar o tipo de morte: violenta (por acidentes de trânsito, do trabalho, homicídios, suicídios etc.), suspeita (sem causa aparente) ou natural;
  • armar e limpar a mesa de necropsia e instrumental;
  • fazer a reconstituição do cadáver;
  • preparar o corpo para o sepultamento.

Também faz parte do curso de necropsia matérias como Anatomia e Fisiologia, Medicina legal, Código de ética, Biossegurança, Configuração de relatórios, entre outras.

Quem pode fazer?

Os requisitos básicos para quem está interessado em fazer o Curso de Necropsia (Técnico ou Auxiliar) são ter no mínimo 18 anos e ter concluído o ensino médio.

Mercado de trabalho

Como dissemos, quem faz o curso de necropsia pode trabalhar na rede privada, auxiliando o médico (legista ou patologista) nos procedimentos de verificação de óbitos; ou em laboratórios de anatomia de instituições de ensino, ajudando os professores durante as aulas técnicas, além de trabalhar no Instituto Médico-Legal (IML), no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em Hospitais, Necrotérios e Funerárias, onde os salários podem chegar até R$2 mil, além do adicional de insalubridade.

Os concursos públicos na área de necropsia também são freqüentes, e as vagas para a Polícia Civil costumam oferecer salários que podem chegar a R$5 mil (dependendo do Estado e do cargo), além do adicional de insalubridade.

Curso de necropsia no Rio de Janeiro

Um dos melhores cursos técnicos de necropsia do Rio de Janeiro acontece na sede da Cruz Vermelha Brasileira, que também oferece o curso em outros lugares do Brasil, como em São Paulo, Belo Horizonte e outros.

Em São João de Meriti existe a formação de auxiliar no Curso RAD, que é uma instituição de ensino especializada capacitação de profissionais para o mercado de trabalho na área de saúde. Informações pelo telefone (21) 3755-1271

Curso de necropsia em São Paulo

Além do curso técnico na Cruz Vermelha, para quem é de São Paulo existem duas unidades da Associação Nacional de Necropsia, que além do curso de Auxiliar de necropsia, oferece outros cursos de capacitação na área. Veja no site do Colégio Ceenpro.

Curso de necropsia no Distrito Federal

Tanto no Distrito Federal quanto em Belo Horizonte o curso técnico em necropsia é oferecido pelo Pronatec, e a falta de profissionais qualificados nessa área faz com tenha muitas oportunidades de emprego. Quem tiver direito (pessoas de baixa renda que possuam cadastro no CadÚnico do Governo Federal), pode se inscrever diretamente no site do Pronatec.

Para quem não tem direito ao Pronatec, um dos cursos técnicos mais procurados é o LS Educacional, que você pode ter mais informações pelo site.

Curso de necropsia em Belo Horizonte

Para quem não tem direito a fazer o curso pelo Pronatec, em Belo Horizonte, existe a opção do curso técnico na Cruz Vermelha Brasileira, e do curso de extensão no Helix Cursos, que é um curso de qualificação em Necropsia Forense de curta duração, com informações no site.

Veja mais sobre o curso técnico em necropsia no vídeo a seguir:

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *