Curso de engenharia civil

Curso de engenharia civil: Conheça as áreas de atuação, a grade e mais!

Destinado para formação do engenheiro civil, o curso de engenharia civil tem o objetivo de formar o aluno para acompanhar todas as etapas de uma reforma ou construção. Desde a análise de solo até aos acabamentos.

Perfil do engenheiro civil

Para quem pretende cursar a faculdade de engenharia civil precisa ficar atento a algumas aptidões necessárias para ter êxito nesse propósito. Espera-se de um engenheiro civil facilidade e interesse por cálculos e física, você estudará muito esses dois assuntos.

Além, para cursar engenharia civil é esperável que a pessoa tenha capacidade apurada de raciocínio lógico, saiba trabalhar em equipe, tenha uma boa noção de visão espacial e seja organizada e concentrada.

Áreas de atuação

O curso de engenharia civil irá habilitar o profissional a gerenciar todas as etapas de uma construção, ele será responsável por gerenciar equipes de trabalho, monitorando prazos, custos, padrões de segurança e qualidade.

Além, o curso de engenharia civil irá possibilitar ao profissional formado trabalhar em diversas áreas dentro da construção civil como;

Construir e fazer obras de saneamento básico, como redes de tratamento e captação de esgotos por exemplo.

Trabalhar com infraestrutura de transporte, executando obras de construção de rodovias, portos, viadutos, estradas dentre outros.

Executar obras hidráulicas e de recursos hídricos como reservatórios, canais e barragens.

Gerenciamento predial, gerindo a organização no uso da infraestrutura de prédios e mantendo o padrão de qualidade.

Trabalhar na construção urbana construindo prédios, shoppings e estruturas de grande porte.

Curso de engenharia civil

Grade da engenharia civil

Para os alunos que pretendem entrar em uma faculdade de engenharia civil a grade curricular se assemelha na maioria das instituições privadas e federais, a não ser que o curso seja com ênfase em alguma área especifica.

Dividida em 10 semestres, a grade curricular do curso de engenharia civil costuma ser;

Introdução a programação, engenharia ambiental, álgebra linear e economia, química geral, analítica aplicada, bioquímica e química orgânica, cálculos I II e III, cálculo numérico e estatística I, física I II e III, desenho técnico, ecologia ambiental, biologia celular, sociologia, ecotoxicologia, hidráulica, climatologia, qualidade da água, tratamento de resíduos sólidos, manejo de bacias hidrográficas, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental, energias alternativas e epidemiologia aplicada.

Essas matérias são iguais para todos nos três primeiros anos de curso, porém após esse período o aluno irá focar em matérias especificas a área de especialização escolhida que são;

Estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia.

Para concluir o curso, o aluno de engenharia civil deve ser aprovado no trabalho de conclusão de curso e ter cumprido com as horas obrigatórias de estágio.

Lembres se, pode haver alterações da grade curricular dependendo da faculdade escolhida.

Melhores faculdades

O curso de engenharia civil é bastante difundido no território nacional e atualmente possui mais de 900 cursos divididos por todos os estados brasileiros.

Porém nem todos os cursos possuem uma boa avaliação quanto a sua qualidade, por isso você deve ficar atento na hora de escolher o seu. Abaixo você confere as melhores faculdades de engenharia civil do país.

Segundo pesquisas realizadas pelo Guia do Estudante, as 11 melhores faculdade de engenharia são;

  • Universidade de Brasília – UNB
  • Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
  • Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Universidade estadual de campinas – Unicamp
  • Universidade de São Paulo – Campus São Carlos – USP
  • Instituto de tecnologia aeronáutica – ITA
  • Universidade de São Paulo – USP

Todas receberam nota máxima (cinco) no IGC (índice geral de cursos), fornecido pelo MEC.

Mercado de trabalho para engenharia civil

Altamente vinculado a situação econômica do país, o mercado de trabalho para o engenheiro civil vai depender muito se o ramo da construção civil está aquecido. Quando há estimulo governamental para a construção civil, o profissional de engenharia não fica desempregado.

Atualmente as especializações ligadas à qualidade, segurança e proteção estão em amplo crescimento, já havendo cursos com ênfase a essas áreas. Além, através de incentivos governamentais para compra de um imóvel novo, o numero de vagas de trabalho tende a crescer.

Espera-se que para os próximos anos o mercado de trabalho para o engenheiro civil melhore substancialmente quando comparado ao período de crise que estamos enfrentando.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.