bolsas de estudo no exterior

Bolsas de Estudo no Exterior: Como conseguir? Vale a pena? Saiba aqui!

Quem é que nunca sonhou em estudar no exterior? Ser estudante em outro país é um sonho de vida da maioria das pessoas e esse sonho tem se tornado cada vez mais acessível. Nos últimos anos, o número de estudantes brasileiros  no exterior quase triplicou, graças as bolsas de estudo no exterior

Muita gente pensa que estudar no exterior é algo muito caro e impossível. Isso é um mero engano, se planejado, estudar fora do Brasil pode sair por um preço que cabe em seu bolso.  Outra coisa que muita gente não sabe, é que existem muitas oportunidades de bolsas em diversos países exclusivas para brasileiros.

Se você está procurando por  bolsas de estudo no exterior, fique comigo.

Como conseguir bolsas de estudo no exterior

Literalmente, existem milhares de bolsas de estudo no exterior para brasileiros espalhadas pelo mundo. Sabendo procurar, é possível encontrar bolsas em praticamente todos os continentes.  As bolsas são para todos os níveis, desde de cursos de idiomas, graduação e pós-graduação

O primeiro passo para conseguir uma bolsa de estudo é pesquisar. Pesquise muito, muito e muito. Na internet você encontra milhares de bolsas de estudos em todos os níveis, algumas bolsas são específicas para estudantes de certa parte do mundo, por exemplo, latino americanos, asiáticos.

Muitos países de primeiro mundo oferecem bolsas exclusivas para estudantes de países em desenvolvimento.  Algumas ONGs também oferecem bolsas, as instituições de ensino também costumam oferecer bolsa para estudantes internacionais e muitas fundações pelo mundo.

Contate diretamente a instituição que está oferecendo sua bolsa, seja uma ONG ou a própria universidade. É importante que você entre em contato diretamente com eles, esclareça suas dúvidas, e prepare seu processo de inscrição.

bolsas de estudo no exteriorO que fazer depois de ser selecionado?

Após ter escolhido para qual bolsa se candidatar e checado todos requisitos, é hora de montar seu currículo. O seu currículo é sua porta de entrada para bolsas de estudo no exterior, ele precisa ser chamativo e destacar suas qualidades.

Destaque todas as suas experiências no exterior, seus trabalhos extra-curriculares e trabalhos voluntários, tudo isso é um diferencial ao concorrer a uma bolsa de estudos.  Você também terá que redigir uma carta de motivação contato porque você merece essa bolsa.

Essa carta é crucial no processo de seleção para bolsa de estudos. Nela, você precisa vender seu peixe e se diferenciar dos outros candidatos. A carta de motivação deve relatar as principais conquistas da sua vida que sejam relacionadas com a área que você pretende estudar, quais são os motivos para estudar no exterior e porque você é o melhor candidato para a bolsa. A carta de motivação não deve ser extensa.

Outro ponto exigido para estudar no exterior são as suas referências. Todos os programas irão pedir de você uma carta de recomendação, seja por um professor ou mesmo o seu empregador.  As cartas são muito importantes pois é quando a instituição verá que  vale a pena investir em você. Procure pessoas que realmente saiba suas qualidades e possam relatá-las na carta. Boas recomendações são essenciais na hora da decisão da bolsa.

Se inscreva para o máximo de bolsas que puder, quanto mais bolsas você tiver concorrendo, maiores serão suas chances de ser contemplado.

Para graduação

Para graduação o número de bolsas não é tão grande, mas existem muitas por aí.  Na Europa existe o programa Erasmus Mundus que oferece bolsas para estudantes de graduação de universidades brasileiras que são parceiras.

O processo de seleção é feito pelas universidades parceiras do exterior e o estudante tem direito de cursar de um a dois semestres na universidade parceira.  Existem também as bolsas de graduação Santander, todos os anos mais de 100 alunos brasileiros de graduação são contemplados.

Para pós-graduação

A maioria das bolsas para estudar no exterior são destinadas aos alunos de pós-graduação.  O programa Erasmus mundus oferece centenas de bolsas todos os anos para alunos de mestrado e doutorado.

As bolsas são para cursar mestrados completos e doutorados na Europa ou para mobilidade acadêmica para quem já estar matrícula em um curso no Brasil.

bolsas de estudo no exterior pós graduaçãoPelo Enem

Os estudantes brasileiros podem estudar em Portugal com a nota do Enem. Porém, para conseguir bolsa o processo é mais trabalhoso.

CNPQ

A CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) oferece o maior número de bolsas para brasileiros.  Atualmente, a maior parte das bolsas de estudo no exterior da CNPQ são para doutorandos brasileiros.

 

You might also like

One thought on “Bolsas de Estudo no Exterior: Como conseguir? Vale a pena? Saiba aqui!

  • Fabio nogueira silverio · Edit

    Eu queria casar com uma mulher estrangeira porque no Brasil só me oferece droga nem uma mulher não oferece quando fico parece que fala tanto mal de mim ai não da certo mas meu amor e maior que muitos casados não iriam ter o amor que ofereceria

    Reply

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.