bolsa de estudos em portugal

Bolsa de Estudos em Portugal: Saiba como conseguir uma!

Estudar na Europa é o sonho de muitos brasileiros e Portugal, por falar a mesma língua nossa, é o principal destino da maioria.  Existem diversas bolsas de estudos em Portugal para os brasileiros, seja para fazer graduação, mestrado ou doutorado.  E se você quer saber mais sobre elas. Continue lendo esse artigo que contamos tudo para você!

Vale a pena tentar uma bolsa de estudos em Portugal?

Portugal é um país encantador, com uma ótima qualidade de vida, o que faz com que os brasileiros se sintam em casa. Devido à crise econômica no Brasil, o número de brasileiros que estão deixando o país, só aumenta.   Por isso, as bolsas de estudos estão ficando cada vez mais concorridas. Se você deseja uma bolsa de estudos em Portugal, é bom você já ir se preparando.

Mas não desanime, atualmente, existem diversas modalidades de bolsas em Portugal para brasileiros.  Você pode concorrer a uma bolsa em universidade pública ou privada.

Portugal oferece muitas bolsas de estudos por mérito, alunos com ótimo desempenho acadêmico podem solicitar uma bolsa de estudos em universidades portuguesas, além de não precisar pagar as taxas universitárias, o aluno também recebe um valor mensal para ajudar em sua estadia no país.

Bolsa de estudos Para brasileiros

Os brasileiros podem concorrer a diversas modalidades de bolsa em Portugal.  O programa que mais tem oferecido bolsas de estudos para brasileiros em Portugal é o Santander.  O Santander Universidades tem o programa Luso-Brasileiras que tem o objetivo de fortalecer o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal.

Esse programa é voltado somente para alunos da USP e UNESP.  Mas o Santander possui outros programas de intercâmbio que alunos de outras universidades brasileiras podem se inscrever.  Em 2017, os brasileiros também poderão concorrer a uma bolsa de estudo em Portugal pelo programa Erasmus Mundus.  Se você deseja estudar cinema em Portugal, estão abertas as inscrições para o mestrado em cinema.

É uma oportunidade e tanto para quem deseja estudar em Portugal, além de ser uma bolsa generosa, o estudante terá direito de concluir o mestrado em 2 anos em três universidades diferentes. As universidades são em Lisboa e em outros dois países.

O programa é financiado pelo Erasmus + e contempla estudantes de países que não fazem parte da União Europeia, e que não tenho residido em um país da União Europeia por mais de 12 meses nos últimos 5 anos.

Para se candidatar a uma bolsa de cinema em Portugal pelo Erasmus, o candidato deve ter uma graduação em cinema ou em área correlatada. Estudantes com formação em outras áreas, mas com experiência prévia em cinema, também podem concorrer.

Para se candidatar o estudante deve apresentar proficiência em inglês por meio de exames TOELF e IELTS, currículo, diploma de graduação traduzido, carta de referência, carta de motivação e portfólio. As inscrições para estudar cinema em Portugal vão até o dia 10 de dezembro de 2017.

bolsas de estudo em PortugalBolsa de Estudos para o Curso de Direito

Portugal possui uma forte tradição em Direito. E por isso, é o destino de muitos brasileiros que desejam continuar ou ingressar em um curso de direito em outro país. A grande vantagem de estudar Direito em Portugal, é que você estará em contato com as melhores universidades do ramo no mundo.

Estudar direito em Portugal deixará seu currículo mais atrativo, além do mais, o processo para revalidar o diploma no brasil não é complicado.  Algumas universidades oferecem bolsa de estudos em Portugal para alunos de direito, o candidato deve procurar no site das próprias instituições.

Estudar em Portugal Pelo Enem

OS brasileiros podem ingressar em universidades portuguesas com a nota do Enem, com restrição ao curso de medicina. Desde 2014, mais de 20 universidades portuguesas fizeram acordo com o Inep e fazem seleção de brasileiros pelo ENEM.

As universidades em Portugal são públicas e privadas, os estudantes podem pagar as taxas ou concorrer a uma bolsa. Para conseguir uma bolsa pelo ENEM, o estudante deve checar nos sites das próprias universidades, pois cada uma possui um critério de seleção próprio.

Bolsa de estudos em Coimbra

A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e mais prestigiadas do mundo. Apesar de ser uma instituição pública, os alunos precisam pagar taxas para frequentar os cursos anuais ou mensais.

Porém, a Universidade de Coimbra oferece bolsas por mérito para alunos que apresentem um ótimo histórico acadêmico. O aluno bolsista é dispensado de pagar as taxas da universidade e dependendo da modalidade da bolsa. O aluno também recebe um auxílio durante sua estadia em Portugal.

bolsa de estudos em portugal

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.