vestibular ou concurso

Fazer vestibular ou concurso? Falamos sobre os prós e contras e te ajudamos a decidir!

Pode ser que você esteja se formando agora no ensino médio, e por isso ainda esteja um pouco perdido em relação aos próximos passos para serem tomados na sua vida. A primeira coisa que eu quero te falar é que isso é completamente normal nesta fase, principalmente hoje em que o mundo nos dá diversas possibilidades do que escolher para o futuro.

E se você chegou até este artigo é porque provavelmente você está em dúvida sobre ingressar em uma faculdade ou prestar um concurso público. E a primeira coisa que você deve saber é esses são caminhos bem diferentes na carreira!

Falaremos mais sobre as diferenças entre o vestibular e o concurso público e quais as vantagens de cada um nos tópicos a seguir:

Quais as vantagens de fazer o vestibular e ingressar em uma faculdade?

Bom, a grande vantagem de optar por fazer um vestibular é que ele te possibilita ter um diploma universitário, e isso abre muitas portas de trabalho.

Além disso, vivenciar o ambiente universitário é muito prazeroso e você também acaba adquirindo muitas habilidades que servirão não apenas na sua vida profissional, mas também em âmbito pessoal, como por exemplo a convivência com pessoas diferentes, trabalhar o senso de responsabilidade, desenvolver trabalhos em equipe, apresentação em público e muito mais!

Outra questão que pode pesar na sua escolha pelo vestibular é o fato de que talvez você tenha o sonho de seguir uma determinada profissão e isso só é possível através de um curso superior.

Por exemplo, se você tem o sonho de ser médico ou advogado, apenas o diploma universitário pode realizar esse sonho.

Mas é importante lembrar que apenas a universidade não te garante um emprego! Então depois dos anos de vida acadêmica você ainda vai partir para o mercado em busca de um emprego.

Quais as vantagens de prestar um concurso público?

fazer concurso público ou vestibular

Bom, a maior vantagem de um concurso público é a estabilidade que o serviço público oferece e é por isso que muitas pessoas acabam optando por essa carreira. Também não poderíamos deixar de citar os salários oferecidos pelos concursos, que geralmente são bem acima da média.

Outra questão importante sobre os concursos públicos é que ele não exige que você tenha experiência profissional na carreira que você pretende seguir. E alguns concursos sequer exigem que você possua curso superior, já que algumas vagas pedem apenas o ensino médio.

Porém, o grande desafio é alta concorrência, como é o caso do concurso da polícia federal, INSS, Receita Federal entre outros. Como são concursos muito cobiçados pelos brasileiros, principalmente devido aos salários que são bastante atrativos, o número de inscritos geralmente é bem alto para o número de vagas ofertadas.

Mas para algumas pessoas, o concurso público também é um sonho e por isso muitas acabam optando por se dedicar aos estudos para conseguir uma vaga pública.

Mas enfim, qual escolher?

Infelizmente não podemos responder isso por você! É importante que você avalie o que você deseja para o seu futuro e quais são os seus planos a longo prazo, já que essa é uma decisão importante.

Também vale destacar que uma coisa não impede a outra! Você pode fazer as duas coisas e conciliar o trabalho no concurso público com uma faculdade.

Mas o mais importante é que você pense quais são os seus sonhos e qual é a carreira que você deseja seguir.

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.