materiais para estudar

Materiais e utensílios para estudar: Dicas para simplificar sua rotina!

Se você está passando pela experiência de estudar para determinada prova, seja ela o vestibular, ENEM ou qualquer outra que exija concentração e organização da sua parte, saiba que alguns materiais e utensílios podem te ajudar nesta tarefa. Estamos falando principalmente de itens de organização que podem deixar a sua vida mais organizada, e o melhor, esses itens podem ser encontrados até em uma papelaria online, já que são fáceis de encontrar e simples de usar. Quer saber que itens são esses? Então é só continuar lendo esse artigo para saber mais!

Post it

materiais para estudar

Algumas pessoas são simplesmente fissuradas pelos post its, e colam esses papeizinhos coloridos em todo lugar, seja como um lembrete de alguma tarefa, uma frase inspiradora ou um recado para alguém. Porém, você já parou pra pensar em como eles podem organizar a sua rotina de estudos?

Pois bem, como eles possuem uma cola não danifica outros materiais, como papel, parede, etc, os post its podem ser colados em praticamente todos os lugares.

Portanto a nossa dica é que você os cole diretamente nas apostilas que você usa para estudar, indicando alguma parte que seja importante, ou mesmo para te lembrar que aquela parte é importante e pode cair na prova. Como vai estar sinalizado com um papel colorido vai ser mais fácil de você encontrar novamente aquele conteúdo e pode até fazer anotações nele mesmo para futuras revisões.

Atualmente é possível encontrar uma enorme variedade de post its, de diversas cores, tamanhos e modelos e a nossa dica é usar também das cores para categorizar o conteúdo. Por exemplo, se for um conteúdo importante para a prova de química, você marca com determinada cor. Mas se for algo para outra matéria, você escolhe uma cor diferente da anterior. Você também pode marcar com um post it um conteúdo que você precisa revisar novamente, e por aí vai…

Quadro organizacional

Apesar da foto anterior estar usando um exemplo de post it, você pode fazer um quadro organizacional usando caneta mesmo ou o que for melhor para você. Mas o grande diferencial da ideia anterior é a divisão das tarefas em “a fazer”, “fazendo” e “feito”. Agora você deve estar pensando em como aplicar isso na sua rotina de estudos, certo?

Bom, você pode manter o quadro com as três colunas, separando todo o conteúdo da prova em “a estudar”, “estudando” e “estudado”. Essa é uma forma visual para conseguir compreender quais são os conteúdos que ainda faltam ser vistos e como está sendo a sua evolução.

Tenho certeza que a sensação de ver a coluna “estudado” sendo preenchida vai te dar muita alegria e muito mais motivação em continuar.

resumo estudo colorido

Resumos coloridos

Há quem diga que uma das melhores formas de estudar é fazendo resumos sobre o conteúdo em questão e se você é do tipo que gosta dessa técnica, já pensou em deixar os seus resumos mais divertidos e coloridos?

Como você pode ver no exemplo anterior o objetivo é deixar o estudo muito mais organizado e lúdico, usando canetas de cores diferentes para determinadas informações. Por exemplo, sempre que determinada frase for uma definição você pode escrevê-la de preto. Se for uma fórmula, vale usar a cor vermelha para deixá-la em destaque.

O ideal é que você encontre o que é melhor para você e para a sua forma de estudar, encontrando algo que realmente facilite a sua rotina.

Se esse for um caminho vale comprar canetas de diversas cores e adesivos para deixar os resumos mais bonitos e interessantes.

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.