historia da internet

História da Internet no Brasil: conheça agora!

Hoje em dia ninguém consegue viver sem a internet. A rede mundial de computadores possui acesso público a mais de 20 anos em nosso país. Mas pouca gente conhece a sua história, aqui vamos falar desde o seu desenvolvimento até os dias de hoje.

Quando a internet chegou no Brasil?

A internet no nosso país passou a ser desenvolvida no início da década de 1990, e era utilizada apenas para fins científicos. Em 1995 passou a ser livre para o público em geral, começando a sua expansão. No Brasil a internet é controlada pela Embratel (Empresa Brasileira de Telecomunicações). Antes desse período a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1989, conseguiu se conectar com uma instituição de ensino americana pelo sistema de Bitnet. Ainda nos anos de 1990, RNP (Rede Nacional de Pesquisa) distribui a internet para mais de 600 instituições no país.

Fatos marcantes da internet no Brasil

Em 1989 o Brasil recebeu o seu Código de Domínio, o famoso .br. Em 1993 foi lançado a primeira oportunidade de criação de um e-mail gratuito, com o sistema BBS Canal Vip. O primeiro jornal on-line foi criado em 1995, com o Jornal do Brasil, no mesmo ano o Biquíni Cavadão e o Barão Vermelho abriram seus sites, também foi o ano da criação do portal de notícias UOL(que dariam origem a varios veiculos como virgula, Uolhost e outros). Em 1997 o Brasil tinha 1,8 milhões de internautas e o imposto de renda podia ser declarado pela internet. A primeira transmissão ao vivo pela internet foi feita em 1999, em parceria com empresas de TV a cabo. Em 2003 um acordo permitiu a ligação de dados entre a América Latina e os Estados Unidos, beneficiando instituições de pesquisas.

Números de usuários

No início dos anos 2000 pouco mais de 2 milhões de pessoas tinham acesso a grande rede. Em 2004 ela estava disponível em 6 milhões de moradias. Em 2008 saltou para 14 milhões. Chegando há 26 milhões em 2012. Dados de 2014 apontam que 37 milhões de famílias possuem a conexão. Isso totaliza mais de 95 milhões de brasileiros, o que representa 54,9 % da população brasileira. A expectativa é que os números avancem em grande quantidade até 2019.

Aparelhos mais utilizados para acesso

Durante muito tempo os computadores lideraram o acesso à internet no Brasil, mas isso mudou. A inclusão digital fez com que os smartphones assumissem a liderança deste ranking. Essa ultrapassagem ocorreu em 2013. O número de usuários de computadores vem diminuindo cerca de 2 milhões por ano.

Velocidade da internet no Brasil

O Brasil ocupa apenas a 88ª posição no ranking de velocidade da internet, atrás da Argentina e do Uruguai. A média global é 5,6 Mbps, no Brasil fica em 4,1 Mbps. Em 2014 o país tinha apenas 2,9 Mbps. Já a internet móvel no Brasil fica com 3,2 Mbps. Apenas 0,8% dos brasileiros possuem uma internet com mais de 15 Mbps, enquanto 2,9% estão entre 10 e 15 Mbps. Embora esteja evoluindo, a internet média no mundo avança mais rápido do que aqui.

Bem pessoal, espero que tenham curtido as informações. Se lembrar de mais algum fato legal sobre a internet, mandem pra gente!

Até a proxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *