estudar em casa

Estudar em casa: Veja dicas para ter produtividade nos estudos!

Com o advento da internet, estudar em casa tem se tornado um hábito cada vez mais comum. Existem milhares de cursos online que podem ser feitos do conforto de casa, sem a necessidade de uma sala de aula e um professor. E a tendência mundial é essa, que as pessoas se tornem cada vez mais independentes e livres na hora de estudar.

Confira em nosso artigo dicar para conseguir estudar em casa e ter muita produtividade!

Vale a pena estudar em casa?

Sabemos que existem várias dificuldades para quem realmente quer estudar em casa.

Suponhamos que você decide que irá começar a estudar em sua casa.  Você separa o material, senta-se à mesa e quando pega no caderno, o mundo vai à loucura. A campainha toca, chega mil mensagens no whatsapp,  você fica com sono, o cachorro late e, por fim, estudar parecer uma missão impossível.

Mas, não se desanime! Com algumas simples mudanças de hábito, você pode desenvolver uma rotina de estudos e alcançar todos os seus objetivos.

Dicas para estudar em casa

Primeiro, você precisa escolher um local da casa para ser o seu cantinho de estudos. Para estabelecer uma rotina de estudos em casa, você precisa de um local fixo para estudar.  Isso irá te ajudar a criar o hábito de estudos, pois sempre que você estiver no local, seu cérebro automaticamente saberá que você está ali para estudar.

Deixe sempre o seu material de estudo organizado.

Sendo organizado, você não irá perder tempo procurando materiais ou organizando o que precisa ser estudado. Além do mais, isso te ajudará a poupar sua mente do estresse de não saber onde suas coisas estão.

Arrume um local apropriado para seu material

Seja uma estante, armário, exclusivo para o seu material. Sempre que encerrar um dia de estudos, deixe tudo em seu lugar.   Isso vale também para todas as suas anotações, se você as deixar em qualquer lugar, você pode perde-las. Criar o hábito de organizar o material de estudo ajuda a evitar a procrastinação e acelera o aprendizado.

estudar em casa dá certo?Trace metas e cumpra

É muito importante ser fiel ao seu cronograma de estudos.  Quando você completa suas metas de estudos, você sente uma maior motivação para continuar estudando.  Se você perceber que seus planos de estudos não estão dando certo, reformule e faça um que você consiga cumprir.

Fique longe das distrações

Desligue o celular, a TV e concentre no seu estudo. Hoje em dia é impossível estudar sem o computador, portanto, na hora de estudar, desconecte de todas as redes sociais e use o computador somente para estudar.

Estudar Para o vestibular

Estudar em casa para o vestibular exige uma rotina intensa e muita dedicação.  O primeiro passo para estudar em casa para o vestibular é seguir todas as dicas que já falamos, mas você precisa ir além.  Como hoje em dia quase não existe o vestibular tradicional, o ENEM é a nova porta de entrada para as universidades, então, dedique-se a ele.

Existem milhares de cursinhos online grátis do ENEM na web. Procure por esses cursinhos e comece seus estudos. Para ir bem no ENEM, o ideal é que você comece a estudar pelo menos um ano de antecedência.

Como são muitas disciplinas, você deve organizar seus dias de estudo por matéria. Não estude mais que três matérias no mesmo dia e nem estude apenas um assunto no mesmo dia. O ideal é estudar por 1 hora uma disciplina e mudar para outra. Estudar a mesma coisa por um longo período pode se tornar cansativo e o rendimento ficar baixo.

E por fim, faça muito simulado, a melhor maneira de estudar em casa para o ENEM é por meio de simulados.

estudar em casaEstudar Inglês em casa

Assim como os cursinhos para ENEM, existem milhares de cursinho de inglês online grátis e muito com certificado.  Aprender um novo idioma em casa é muito fácil. Você pode até pagar uma escola, mas só dependerá de você para se tornar fluente.

A internet é uma ótima ferramenta para aprender inglês em casa, além de cursinhos, você tem milhões de conteúdo em inglês para aprender o idioma como filmes, séries, músicas etc.  Uma ótima dica para estudar inglês em casa é assistindo filmes e séries, comece assistindo com legenda em português, em seguida, coloque a legenda em inglês. O segredo para aprender inglês é praticar, praticar e praticar.

 

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *