ambiente organizado para estudos

Criando um ambiente ideal para os estudos: Veja nossas dicas!

Se você estudando para o vestibular já deve saber que concentração é fundamental para que você obtenha melhores resultados na hora da prova. E para isso, escolher bem o ambiente onde você vai estudar é o primeiro passo para isso. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos te dar algumas dicas para criar um ambiente ideal onde você possa estudar e se preparar para as provas seja do vestibular ou ENEM.

Procure um ambiente silencioso

Parece clichê, mas talvez você ainda esteja cometendo o erro de continuar estudando em um ambiente muito movimentado e com muito barulho. Uma dica, por exemplo, é escolher um cômodo para estudar que seja um pouco mais afastado da rua, ou que não tenha uma janela diretamente virada para regiões muito barulhentas. Isso evita inclusive que você seja incomodado por barulhos externos, como por exemplo, de carros de som automotivos ou até mesmo de pessoas passando na rua.

Além disso, também é importante levar em consideração o movimento que tem dentro da sua casa. Se você morar com muitas pessoas, por exemplo, o ideal é escolher um local que tenha menos passagem de pessoas. Pode ser o seu quarto ou um cômodo mais afastado mesmo.

Dê atenção a iluminação do ambiente

Outra questão que deve ser levada em consideração na hora de escolher um local para você estudar é a iluminação do local, já que o ideal é tenha luz natural. Um ambiente iluminado vai contribuir para aumentar a sua produtividade, já que você se sentirá mais “acordado”. Um ambiente escuro pode acabar causando sonolência e fazendo com que você se sinta preguiçoso e sem disposição para estudar.

O ideal é que tenha iluminação natural porque assim você não fica dependente de lâmpadas e luminárias e com isso acaba economizando energia.

Organize o ambiente

Também não poderíamos deixar de falar da organização do ambiente, que é essencial para que você também consiga organizar a sua rotina para conseguir melhores desempenhos no estudo. Já existem estudos que comprovam que um ambiente bagunçado e desorganizado são capazes de distrair a pessoa que está tentando concentrar.

A nossa dica é que você tenha uma mesa com o mínimo de coisas possível. Deixando apenas o que é essencial para que você possa prosseguir com os seus estudos. Nessas horas também é bom deixar o celular de lado, e o ideal é que ele esteja dentro de uma gaveta, porque em cima da mesa você pode acabar se distraindo com as notificações que aparecem na tela.

Outra dica é já deixar uma garrafinha de água na sua mesa para que você não precise levantar para pegar água e com isso acabar se distraindo no caminho até a cozinha.

Tenha uma rotina

Por fim, para que os seus estudos tenham ainda mais resultados o ideal é que você tenha uma rotina de estudos, com hora para acordar, hora para iniciar os estudos e também reservando um período também para o descanso. É importante também que você reserve alguns minutos também para você se alimentar.

Espero que as dicas tenham te ajudado e que a partir de agora a sua rotina fique mais organizada e que você consiga melhores resultados nos seus estudos!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.