como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa redação? Veja 5 dicas simples!

Redações são exigidas em praticamente todos os concursos públicos, assim como no vestibular e no ENEM. Mais do que isso, algumas profissões também exigem boa escrita, como na elaboração de matérias ou de relatórios. Por isso, saber como fazer uma boa redação é algo que vai ajudar não apenas seus estudos, mas toda a sua carreira. Quer saber como fazer? Então veja a seguir dicas imperdíveis sobre o assunto.

Entenda o tipo de redação

Nem toda redação é igual. Embora o tipo mais comum seja uma dissertação, você poderá se deparar também com cartas e narrativas, que são opções menos comuns, mas não totalmente descartáveis.

Na narrativa basicamente você precisa contar uma história e pode utilizar estruturas e pontuações diferentes, como diálogos. Já na carta você precisa manter uma escrita que pode ser mais ou menos formal, mas que é direcionada a um interlocutor específico.

A dissertação, por sua vez, é uma exposição de dados e argumentos para informar e possivelmente convencer o leitor, como é o caso da dissertação persuasiva. Deve sempre ser escrita em terceira pessoa para garantir a credibilidade.

Estruture sua redação

Independentemente do tipo de redação que você vai escrever é preciso de uma estrutura. Se você apenas sair escrevendo o que te der na cabeça há riscos de que no meio do caminho você note que uma mudança seria necessária.

Assim, essa estrutura precisa conter o início, o desenvolvimento e o final. No caso da narrativa, é preciso conhecer como será a sua história de antemão, assim como na carta.

Já numa dissertação você precisa planejar quais argumentos vai usar e em que ordem. Você pode utilizar relações de vantagens e desvantagens ou de causa e consequência, por exemplo. O ideal é apresentar o máximo possível do tema de modo que o leitor compreenda.

Apresente coesão e coerência

Outro fator indispensável em uma boa redação é a apresentação de coesão e coerência. A coesão significa que os parágrafos precisam ser unidos e devem possuir um fluxo de texto. Uma boa forma de conferir se seu texto coesão é invertendo parágrafos. Se os parágrafos podem ser invertidos sem prejuízos para o texto então falta coesão e para isso devem-se usar conectivos.

Como fazer uma boa redação também inclui ser coerente. Se você começar um raciocínio e no parágrafo seguinte pular para algo totalmente diferente o seu leitor ficará confuso, para dizer o mínimo. Por isso, o ideal é seguir uma sequência lógica e bem-estruturada.

Revise sempre

Erros gramaticais são fatais para uma boa redação. Por isso, é sempre importante revisar a sua redação para garantir que ela traga asn informações corretas e escritas do jeito certo.

Mais do que apenas erros gramaticais, inclusive, você também deve conferir ordens e estruturas de frases e conferir se a leitura está dúbia ou não. Esse momento de finalização transformará sua redação em uma excelente leitura se for feito com cuidado.

Treine

Embora para algumas pessoas escrever seja um dom, para a maioria das pessoas, saber como escrever uma boa redação vem de muito treino.

Por isso, pegue temas aleatórios e relevantes e comece a escrever redações de diferentes tipos e com diversas estruturas. Quando mais você escrever, mais vai desenvolver suas habilidades e mais simples vai ficar transformar aquela ideia em uma ótima redação.

Como fazer uma boa redação inclui conhecer muito bem o tipo de redação que vai escrito e estruturá-la corretamente. Coesão, coerência e escrita correta fazem parte de um bom texto e os treinos ajudam você a desenvolver suas habilidades sobre isso.

Por hoje é isso pessoal! Se você ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário! Vamos responder o quanto antes! Até a próxima!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.