como começar uma redação

Como começar uma redação

Para aqueles que pensam em prestar vestibular para universidades públicas e privadas, participar da prova do ENEM ou mesmo de algum outro concurso, a redação pode ser um dos itens mais temidos e de maior dificuldade para os candidatos. Porém, com pequenas dicas, você poderá criar textos de forma rápida e simples.

Veja, neste artigo, como começar uma redação e escrever bem em qualquer prova.

Como começar uma redação?

A redação é um dos itens mais importantes para diversos tipos de provas, tanto nas provas do ENEM, de vestibulares, como para outros tipos de concursos. Escrever uma boa redação pode não ser muito fácil para algumas pessoas, mas com pequenas dicas e com bastante prática, é possível se fazer um texto com coerência, conteúdo de qualidade e com grandes chances de ótimas notas.

Saber como começar bem uma redação pode ajudar no andamento do restante do texto, pois trará bagagem para se fazer a montagem de todo o restante. O tipo de texto mais solicitado em provas é o texto dissertativo-argumentativo.

Veja, a seguir, algumas dicas de como começar uma redação:

Faça o planejamento da sua tese:

A parte mais importante para se começar bem uma redação é o planejamento de toda a tese e os argumentos que serão apresentados ao longo do texto. Com base no tema sugerido, faça uma lista das possíveis soluções dentro do mesmo assunto, listando também os argumentos para defender cada uma delas. Escolha apenas um ponto de vista e pelo menos 2 a 3 argumentos para dar base à sua escolha.

Boa parte dos temas nas provas trata sobre conhecimentos gerais ou sobre questões relacionadas a acontecimentos atuais no Brasil e no mundo. Mantenha-se sempre atualizado, lendo revistas, sites e jornais para ter conhecimentos suficientes que irão lhe ajudar na busca por ideias para escrever bem qualquer redação.

Faça um rascunho dos tópicos ao longo da redação:

As redações dissertativas precisam de uma estrutura lógica com apresentação, desenvolvimento do tema e conclusão. A introdução ou apresentação do tema deve ser feita de forma sucinta e breve, mostrando de forma clara a tese que você escolheu no planejamento. Esta parte deve representar em torno de 20% do texto.

No desenvolvimento, você deverá explicar de forma mais detalhada cada um dos argumentos escolhidos no planejamento, criando sempre uma união com a tese apresentada e escrevendo de forma lógica e objetiva. Esta parte deve conter em torno de 70% da redação.

Por fim, a conclusão irá apenas resumir a solução escolhida para o tema em questão. Esta parte deve ser simples e concisa, representando os outros 10% do texto.

Use uma linguagem mais simples:

Os erros de grafia, gramaticais e de coerência são determinantes para definir se você fez ou não uma boa redação. Na hora de editar o texto, retire palavras em que haja dúvida de grafia, escolhendo sempre os termos mais simples, e remova as frases que não estejam conexas com o texto ou que pareçam estar sem sentido.

Desta forma, você irá conseguir ter melhores resultados em sua redação!

You might also like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.